sexta-feira, 30 de abril de 2010

Guedes Guide to Shakira

Shakira sempre foi um ponto fora da curva em minha "CDteca Isto & Isto Mesmo", composta exclusivamente por discos de Rock (Hard e Progressivo). Sempre fui acusado de gostar dela pelos mesmos motivos óbvios pelos quais todos os Homens gostam. Mas não foi esta a razão.

A primeira vez que Shakira me chamou a atenção foi na Índia, em 2002. Nas ruas e televisões, só tocava música indiana. Ininterruptamente, aquelas músicas com os todos clipes absolutamente iguais, com dança de multidão, amor casto de jovens com promessas nos olhares, muitas cores e rebolation coreografado. Só tocava isto na Índia... e a Shakira! "Whenever", whatever, fiquei impressionado com a penetração e poder desta mulher, pois a Índia é muito fechada.

Algum tempo depois fui ao Atacama, onde suas músicas também eram muito tocadas. E namorei uma Argentina. Fui seduzido pela língua espanhola, e pensei adquirir algum disco original. Na Saraiva, uma oferta: o MTV Acústico da Shakira por R$14. Pesquisei a respeito: foi a primeira vez que a MTV transmitiu mundialmente alguma coisa que não fosse em inglês. Com 22 anos de idade, ela fez tudo neste Unplugged: composições, arranjos, escolheu cenários e conceito do show (os 4 Elementos), etc. O DVD também estava disponível, mas optei pelo CD para conhecer o som. Bingo! Uma obra prima, bom de ponta a ponta, um arraso, todas as letras sobre dor de cotovelo, amores não correspondidos, traições, dolor, mucho dolor! Performance impecável, vocal poderoso. Após conhecer bem o disco, comprei o DVD. Melhor ainda! E ainda por cima, um regalo aos olhos...

Comprei então o álbum seguinte "Servicio de Lavanderia" (que no mercado americano e na colônia brasileira saiu como "Laundry Service"), com algumas músicas em espanhol e outras em inglês, ela trocando os cabelos vermelhos por um vulgaríssimo loira. Não um disco excepcional, mas com algumas pérolas. Parti para o CD "¿Dónde Están Los Ladrones?" que é a gênese do MTV Unplugged: brilhante, é bastante curioso conhecer primeiro um disco sob forma acústica e ao vivo e somente depois conhecer sua versão original de estúdio, elétrica. Comprei então o disco anterior (18 anos de idade!), o genial "Pies Descalzos", delicado, folk, acústico. Não tive mais dúvidas que Shakira Isabel Mebarak era um prodígio.

Eu dizia então que embora sempre afirme que Deus não dá dois dons a uma pessoa (que o digam os guitarristas e bateristas que se revelam bisonhos vocalistas, como Clapton, Hendrix, Frejat e Phil Collins), Shakira era uma exceção, com vários dons...

No DVD "Live and Off the Record", como bem disse o Amigo Marcos Soares (que a viu executar "Te Dejo, Madrid" ao vivo open-air na própria Madrid diante de 100.000 pessoas, e que na Colômbia pegou um táxi em Bogotá e disse: - "Para Barranquilla!", e ouviu do taxista a resposta: - "Nesta época do ano ela não está lá!") a menina estava bastante... vadia! Mas com os mesmos excelentes músicos de sempre, e apresentando uma performance completamente Rocker. Trata-se de um dos mais espetaculares shows já registrados em vídeo; é brilhante, contagiante, obrigatório e inesquecível.

O projeto seguinte foi um disco duplo, con un disco en Español and another in English. Fijación Oral vol. 1 e Oral Fixation vol. 2 são fracos, pode-se pinçar algumas coisas (boas) aqui e ali, mas... no geral são fracos. A participação de Carlos Santana se situa entre o caricato e o patético. Mas trazia "Hips Don't Lie", que veio a ser a música mais vendida do século XXI até o momento, atingindo o #1 em mais de 55 países. E a excursão que se seguiu gerou o ótimo DVD "Oral Fixation Tour".

Faço aqui uma pausa antes de escumelhar o disco "She Wolf". Que quiser conhecer Shakira até então, sugiro as compilações-roteiros abaixo.

CD
- MTV Unplugged (2000)
1. Octavo Día / 2. Si Te Vas / 3. Inevitable / 4. Estoy Aquí
- Dónde Están los Ladrones? (1998)
5. Ciega, Sordomuda / 6. Dónde están los Ladrones / 7. Que Vuelvas / 8. Ojos Así
- Servicio de Lavanderia (2001)
9. Tango / 10. Te Dejo Madrid / 11. Suerte
- Fijación Oral vol. 1 (2005)
12. Las de la Intuición
- Oral Fixation vol. 2 (2005)
13. Hips Don't Lie
- Pies Descalzos (1995)
14. Un Poco de Amor / 15. Pies Descalzos, Sueños Blancos / 16. Donde Estas Corazon / 17. Se Quiere. Se Mata
Pistas de regalo (en inglés):
- Oral Fixation vol. 2
18. Don't Bother
- Live and Off the Record (2004)
19. Back in Black

DVD setlist
- 1999 MTV Unplugged
2. Si Te Vas / 5. Ciega, Sordomuda / 6. Inevitable / 7. Estoy Aqui / 11. Ojos Asi
- 2003 Live & Off the Record
5. Back In Black / 14. Objection (Tango) / 15. Whenever Wherever
- 2007 Fijación Oral
3. Te Dejo Madrid / 5. Antología / 9. La Tortura (featuring Alejandro Sanz) / 11. Whenever, Wherever / 12. La Pared / 14. Pies Descalzos / 15. Ciega, Sordomuda / 16. Ojos Así / 17. Hips Don't Lie (featuring Wyclef Jean)
(Acrescentar o delicioso clip "Las de la Intuición", no qual ela usa peruca channel azul com roupa de estudante colegial.)

No final de 2009, o desastre. Preocupada em conquistar o mercado global, Shakira deu as costas aos fãs do início da carreira (ou seja, EU!), abandonou a Qualidade e se entregou ao Pop. Ouvi o disco "She Wolf" em uma loja e achei uma BOSTA, e não ia comprá-lo; afinal, o que me fez gostar dela lá no começo foi o cantar em español, e não as músicas em inglês. Porém uma reedição recheada de bonus tracks (coisas adicionais, coisas em español, coisas ao vivo) nas Lojas Americanas pelos mesmos antigos R$14 me fez dar uma chance à oxigenada. Minha recompensa? As letras do novo disco (em inglês) não eram mais de sofrimento, mas sim "sou uma loba que caça sua presa", "saio na noite e escolho os homens", "sou uma cigana que vai roubar suas roupas", "cadê os homens desta cidade, será que fugiram quando souberam que eu ia chegar?", letras de mulher mal comida, na capa parece a Hannah Montana, em "Gipsy" canta como Alanis Morissette, o astral é de Madonna (quem diria, copiando a mesma Madonna que a copiou na última "Sticky & Sweet Tour") misturada com Cher e Celine Dion, uma música chamada "Did it Again"... ooops, não era da Britney?

Devo ser o único Homem que aguarda a Shakira ficar uma baranga, quando finalmente poderemos reencontrar sua Arte e seu Sentimento.

(abr/2010)

Obrigado, Vovó!

No dia em que completei 30 anos de idade eu perambulava macambúzio pela casa. Minha Avó Aurora me questionou o motivo.
- "Estou fazendo 30 anos, Vovó. Estou ficando velho..."
- "VELHO? Velha sou eu, que tenho 80! Você ainda é uma criança!"

Desde então, até completar 80 anos eu continuarei me sentindo uma Criança...


(Nota - a foto ao lado foi tirada durante o Caminho do Sol em agosto/2009, e mostra que embora cronologicamente eu esteja a 2/3 dos 80 anos, fisicamente já cheguei lá!)

(abr/2010)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aconteceu no Velório do Getúlio Vargas

Por ter sido Presidente do então Departamento Nacional do Café (DNC), meu Avô paterno foi convidado ao velório de Getúlio Vargas. Ele levou um de seus Filhos (meu Pai) e uma de suas Filhas (minha Tia), e também o sogro de meu Pai (meu Avô materno). A história que se segue foi portanto testemunhada por quatro membros de minha Família.

O ambiente era evidentemente de consternação e comoção no salão principal do Palácio do Catete. Quando o corpo do Presidente morto chegou ao salão, todas as lâmpadas explodiram ao mesmo tempo! Foi assombroso, e deixou todos (obviamente) atônitos.

Alguns anos mais tarde meu Pai contou esta história a um amigo chamado Reinaldo, que na época do velório era repórter do CORREIO DA MANHÃ. E o Reinaldo comentou:
- "Então você estava lá?! Eu também estava... Foi impressionante!"
Papai indagou por quê então nada havia sido noticiado sobre o ocorrido.
-"Porque as redações dos jornais não deixaram", foi a resposta.

Passadas várias décadas, curiosamente até hoje nada foi publicado a respeito.

(abr/2010)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Um petisco apreciado em toda a Galáxia"


Do jeito que tratamos os animais, a Raça Humana jamais poderá reclamar no dia em que formos invadidos e colocados em currais e tratados como gado, pois afinal "a carne humana é um petisco apreciado em toda a Galáxia!"...

(Nota: o título deste Post - e possivelmente a idéia, não tenho como lembrar - vem de um diálogo que li na revista HEAVY METAL lá pelos anos 70, cortesia Vick del River. Não se trata do exemplar ao lado, cuja capa vai estampada por ser divertida e levemente correlacionada.)

(abr/2010)

Isto e Isto Mesmo

Recebo a visita da Amiga (e Psicóloga) Maria Hermínia. Após examinar minha coleção de CDs, ela comenta:
- "Marcio, seu gosto musical é isto... e isto mesmo!"

Foi a melhor definição que já ouvi de meus 200 discos de Rock Progressivo e 600 discos de Hard Rock.

É isto.

E isto mesmo!

(abr/2010)

Por quê Lula escolheu Dilma

Apresento minha opinião / contribuição pessoal sobre o assunto.

Alguém tem a ingenuidade de acreditar que o Presidente Molusco realmente deseje eleger seu Sucessor ou Sucessora?

Analisemos: caso "faça" um Sucessor (no caso, uma Sucessora), o Presidente Molusco permanece como fiador do sucesso do País ao longo dos próximos 4 anos. Quem lhe suceder pode representar para o País uma "herança maldita" deixada por ele. Pode estragar seu "legado" em uma situação sobre a qual ele não tem mais nenhum controle. Para quê ele quereria correr riscos?

Por outro lado... Se não eleger Sucessor, ele lava as mãos, e vai passar os próximos 4 anos dizendo: "não está dando certo porque vocês não elegeram quem eu queria!"... E ainda sai por cima, o Sapo Barbudo! A gente fica com a ressaca de seu governo, e ele cantando de galo.

Assim, para o Presidente Molusco é muito melhor NÃO eleger sucessor... mas sem dar na vista, é claro! E ao apresentar uma candidata Mulher, chamá-la de "Mãe", dar a impressão que se empenha por sua candidatura, Molusco está fazendo "tudo que está a seu alcance" para eleger um Sucessor, ninguém pode acusá-lo de nada. Malandramente ele escolheu uma candidata que não vai ganhar, não tem tarimba, élan, desenvoltura para isto, colocou-a como Bode Expiatório ou Saco de Pancadas, e então posa de batalhador, enquanto espera que nos próximos anos aflorem as cacas que certamente aflorarão para ficar fazendo propaganda velada de seu próprio governo. E quem sabe sub-repiticiamente sugerindo sua própria volta em 2014 para "consertar o País de novo".

Não é mais um Molusco. Tornou-se um Abutre.

(abr/2010)

Politicamente correto

"Politicamente correto" é a forma politicamente correta de se dizer "hipócrita".

(abr/2010)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Primeira Estrela

1945 foi um ano histórico para o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA. Seus atletas ganharam todos os torneios de que participaram: basquete, natação, volei, futebol, remo, arco-e-flecha, esgrima, boxe, cuspe à distância, bola de gude, etc. Naquele ano o Vasco da Gama foi "Campeão de Terra, Mar e Ar". Ainda por cima, no futebol os títulos municipal e carioca se deram sem nenhuma derrota.

Para celebrar aquele que foi considerado "um ano de ouro", o Clube colocou uma estrela dourada em sua bandeira, que até então não tinha nenhuma.

Em 1947 e 1949 o Vasco conquistou novamente o Campeonato Carioca de Futebol de forma invicta, e na bandeira foram colocadas a segunda e a terceira estrelas - mas isto desvirtuava e reduzia o significado daquela primeira estrela.

Atualmente as estrelas têm outros significados, mas aquela referente a 1945 permanece.

Entre outras homenagens a seu Presidente naquele ano de 1945 - meu Avô Jayme Fernandes Guedes - o Vasco concedeu-lhe o Diploma que ilustra este 'post', que é baseado na memória de histórias contadas por seus Filhos ao longo de minha infância, adolescência e maturidade.

(abr/2010)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

- "Vou te dar um conselho..."

Ele tinha 10 ou 12 anos, e estava passando as férias com os Pais e Irmãos no Palace Hotel em Caxambu (MG), onde sempre se hospedavam.

Estava no Salão interno de Jogos, que tinha pingue-pongue, totó e outros brinquedos que tanto gostava.

O Homem estava discutindo com a Esposa. Voltou para dentro do Salão de Jogos e encontrou o Menino de 10 ou 12 anos. E desabafou com ele:
- "Vou te dar um conselho... Nunca se case, e nunca tenha filhos!"

Ele tinha 10 ou 12 anos e não conseguia entender por quê o Homem lhe dissera aquilo. E pensou:
- "Algum dia eu vou entender por quê ele me disse isto."

A partir de então, sua vida se tornou uma coleção de observações dos motivos para não casar e não ter filhos. Ele prestava atenção em tudo que acontecia relacionado a isto, buscando compreender o conselho.

Desde cedo não lhe foi difícil entender as razões. E o Menino nunca se casou, embora tenha conhecido pessoas espetaculares. Mas concordava com a frase "as pessoas confundem Amor com Convivência". Quanto a ter Filhos, jamais teve dúvidas a respeito da sapiência daquele conselho. Até brincava com isto: dizia que aquele conselheiro de sua infância era seu Anjo da Guarda. E quando fazia alguma despesa mais extravagante, costumava dizer:
- "Agradeço esta viagem aos Filhos que eu não tenho!"

Agora, com mais de meio século de vida, era chegado o momento de passar adiante o conselho...

(abr/2010)