domingo, 12 de abril de 2015

Porchia



"Temer não é tão humilhante quanto ser temido."

(Antonio Porchia (1886-1968), poeta argentino nascido na Itália, citado na Revista CARAS edição 1113. Autor do livro de aforismos "Voces" ("Vozes"). 
Outra citação de Porchia:
"Sempre dirão que você está no caminho errado, se você estiver seguindo seu próprio caminho."
E mais uma:

"Em um coração cheio cabem muitas coisas; em um coração vazio, não cabe nada.")

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tombstone

 
Você já escolheu o texto de sua lápide?

Eu já, há tempos:

DEMORÔ!!!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Casual, Romântica & Dramática


Esta é a segunda postagem “Um Panda entrevista uma Gata”. Conversamos durante 3 horas com uma louríssima amazona Executiva top, que em recente Workshop de Estilo foi definida como “casual, romântica e dramática”. Aos 40 anos, casada e Mãe, tão atrevida que até já jogou Futebol de Botões comigo, ela não se furtou a nenhuma pergunta; pelo contrário, começava as respostas de forma pausada e analítica e ia então se entusiasmando – e soltava o verbo.
As respostas dão uma tênue idéia de como é divertido beber vodka com esta metralhadora rotatória.

- Cinquenta Tons  de Cinza
Absolutamente ridículo! Dá vergonha alheia ver Amigas fazendo selfie ao lado do cartaz do filme. O próprio nome já diz tudo: cinza = depressão.
A expressão “porn mom” que foi associada reflete um tremendo machismo. Como assim, Mães não podem ter um sexo diferente???
“50 Tons” é um assunto chato. O lado positivo foi a erotização e a abertura que livro e filme trouxeram.

- Homens Casados
Furada! Cabeça de Mulher não funciona desta forma, dividir o Cara com quem ela está saindo. Se uma Mulher diz que gosta do fato do Cara ser Casado, ela está mentindo.
Imagine uma Executiva gata, veste Chanel, ativa e antenada. Se ela ficar solteira a longo prazo, pode ter certeza: está com um Sujeito casado.
- Se o Cara casado se separar, ele vai ficar com a Amante? E se ficar, vai dar certo?
Ele nunca vai se separar. E caso se separe, jamais ficará com a Amante.

- Uma boa cantada pode virar o jogo? Levar uma Mulher de desinteressada a interessada?
Minha opinião pessoal é que uma cantada não muda nada. Quando a Mulher não está a fim, ela não está a fim e pronto. Para Mulher, quando tem que ser, tem que ser.
E mais: quanto menos interesse o Cara demonstrar, mas ela vai se sentir atraída. (*)

- Algum detalhe na roupa deixa os Homens transtornados?
Homem é um bicho visual. Eu ia dizer “burro”, mas deixa pra lá. Se a Mulher usar calça branca justa, pode ser a baranga que for, chama a atenção. Já vi Homens perderem a cabeça por mocréia usando calça branca justa.
E tem muita Mulher que quando quer conseguir alguma coisa em uma reunião, vai com um bom decote.

- Homem encarar decote intimida ou recompensa?
Depende da situação. Se for em reunião de trabalho, pode ser intimidador. Mas se for na balada... Mulher bota decote para chamar a atenção; dizer o contrário é hipocrisia.

- Mulher sai sem calcinha?
Nunca.
- Nem se for para não marcar o vestido?
Existe uma gigantesca gama de possibilidades de calcinhas que não marcam a roupa. Isto faz parte do imaginário masculino. Mas podemos citar algumas exceções: baile funk, ou então Carnaval.

- A Mulher determinada sempre consegue o Cara que quer?
Para a Mulher começar com pelo menos 50% de chances ela tem que ser bonita, ou charmosa, ou ter alguma coisa. Primeiro é necessário definir: o que Ela quer, só transar ou realmente ficar com o Cara? Atualmente é muito fácil transar, por exemplo Tinder. O difícil é encontrar e conseguir alguém para namorar e ficar.

- Existe alguma fantasia feminina “puta por uma noite”? (Pergunta fortemente influenciada por eu estar no momento assistindo à (espetacular) mini-série “Oscar Freire 279” do Multishow.) (Aqui pedimos uma especulação Mulheres-como-um-todo, e não algo estritamente pessoal.)
Se as Mulheres querem ser putas nunca irão falar, e nunca iremos saber. Talvez haja algum interesse na dominação, no anonimato, muito mais do que na grana em si. A facilidade da falta de compromisso.
A prostituição é um “open business”: é isto que eu quero, é tanto que eu pago. Não tem aquela de muitas Mulheres “vai ter que vir com tal carro e me levar a tal restaurante para me comer”. Isto é igualmente prostituição.

- Perfume é eficiente?
É eficiente. Serve para marcar, para fazer lembrar. Dos dois lados, mulheres e homens. Até mesmo em situações de não-sedução recebo elogios.
Se quiser ser marcante, mudar pouco de perfume. Eu mudo de acordo com a estação, tem gente que muda de acordo com o humor.

- Homens falam algo que não deveriam, ou deixam de falar algo que deveriam?
Não é uma questão de falar, mas de perceber. E também de perceber que Mulher é um Bicho diferente. O Homem que percebe isto já sai com 50 braçadas de vantagem. Não falar ao celular. Dar atenção. O que todo mundo deseja? Além de sexo, é claro? Somente atenção!
- Não olhar para outras Mulheres?
Impossível. O Homem é visual, é burro. Se realmente quiser olhar ele vai fazer alguma coisa, vai jogar um talher no chão – e vai olhar.
O que todo mundo quer é atenção.

- Cantadas indesejadas
Finje-se que não entendeu, e  vida que segue. Espera-se que uma vez que ficou claro que não vai acontecer, as cantadas não se repitam. Registre aí: a diferença é que a Mulher entende que o Homem pode ser Amigo, e os Homens não entendem isto. Mulher é Amiga, e os Homens sempre querem algo mais.
(Ela aqui me fez um elogio – “você é um cara que entende a diferença, e sabe ser amigo” – que fui forçado a corrigir: “sinto decepcioná-la, mas eu apenas sei me conformar e fingir melhor do que os outros, mas sou igual a todos. Já que não tem jeito mesmo, vou fazer o quê?...”)

Sobre “Um Panda Em Saturno”, embora não tenha sido perguntada: parece Clube do Bolinha, Homem escrevendo para Homens. Quando quero saber o que Homens pensam, eu o leio. Assim como “Marie Claire” é Mulher escrevendo para Mulher.
(Puxa, ainda bem que ela não conhece meu outro Blog!!!)

(Jardins/SP, 15.mar.2015)

(*) Nota: como eu fiquei com uma dúvida, trocamos posteriormente um diálogo por e-mail, que transcrevo abaixo.

PANDA: Fiquei com uma curiosidade: a alturas tantas, você menciona que "quanto menos interesse o Cara demonstrar, mais a Mulher vai se sentir atraída". Imagino um outro lado da moeda: acho que as Pessoas como um todo (não apenas as Mulheres) têm medo de rejeição. Desta forma, saber que um Cara está atraído não reduziria tal receio? Acreditar que "este cara é terra firme, não corro o risco de levar um fora", não é preferível a um Desinteressado que pode baixar a auto-estima da Coitadinha com um "sai de mim, biscate"? O possível prazer da conquista supera o receio de uma humilhante dispensada?

EXECUTIVA AMAZONA: Querido Panda, penso o seguinte: essa pessoa receosa, com medo de rejeição, que prefere apostar no “meio-caminho andado” é, no mínimo, desinteressante, com auto-estima baixa, pouco confiante de si mesma e de seu potencial. Existem muitos tipos assim, mulheres que consideram que estão encalhadas, então o que vier é lucro, ou que por alguma razão estão se sentindo por baixo – sem grana, sem emprego, sei lá, tem tanta coisa que afeta o interior dos indivíduos...
Pessoas nessas condições (ou feias mesmo, sem charme ou atrativo algum) acham que se enquadram nesse perfil mais “conservador” da paquera.
Agora, o resto do povo gosta mesmo – acredito eu – de um bom desafio. Tudo que parece muito fácil, disponível demais, se torna desinteressante com facilidade.
Imagino a seguinte cena:
Um cidadão quer sair com uma mulher em um simples sábado à noite (noite, em tese, em que somente solteiros de ambos os sexos estão disponíveis). Ele tem 3 possibilidades:
A) a maravilhosa que ele quer sair, mas não sabe se ela vai topar;
B) a “bonitinha” que tá dando mole pra ele;
C) a “mega fácil” que sai com ele até se ligar às 2hs da madrugada com uma desculpa esfarrapada qualquer.
Invariavelmente, acredito que ele vai tentar a primeira antes. JAMAIS ele vai tentar a hipótese “C” somente por medo de rejeição.
A “C” ele já tem no bolso; a “B” nem é tão difícil, logo ele vai tentar a “A”, meu querido amigo.
Agora, joguei a coisa no lado masculino porque – em regra – a iniciativa de combinar o date é do homem. Se começar pela mulher é sinal de que vai durar pouco...
Se mesmo assim é a mulher que está indo “à luta”, na mesma hipótese anterior, creio que ela vá primeiro na alternativa “B” e JAMAIS irá no cara “mega maravilhoso” primeiro.
Mulher sim tem muito medo de receber um ‘não’, e se o “target” parece impossível, acho que elas vão no que é mais tranquilo de conseguir.
Ajudou?

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Escalafobético


Um dos grandes problemas de morar junto com outras pessoas é que você acaba vendo muito mais televisão do que veria se morasse sozinho/a. Você passa inocentemente pela sala, sem a menor intenção de ver TV, mas alguém está com ela ligada e então puf!, você é capturado/a pelas facilidades da imagem em movimento e de desativação do cérebro.

Esta história aconteceu em algum momento entre 1971 e 1982, quando morei em Ipanema com meus Pais e Irmãos.

Chego em casa e lá está o Brother-do-Meio assistindo futebol (coisa que ele sempre adorou) na TV. E puf!, fui aprisionado.

Aconteceu então uma jogada  “1. esquisita, extravagante, estrambótica, excêntrica, 2. desajeitada, desengonçada, 3. escangalhada, afolozada”, segundo o AURÉLIO. O locutor – creio que Luciano do Valle, se não era fica a homenagem – descreveu assim:
- “Que lance mais...”
e deixou a frase incompleta, no ar.

Mas o Brother completou:
- “... escalafobético!!!”

Eu nunca tinha ouvido aquela palavra na vida, e antes que pudesse externar um “what the fuck?”, ouço Luciano do Valle completar seu raciocínio:
- “... escalafobético!!!”
Caraca, até aquele momento a palavra não existia, e de repente ela aparece duas vezes em seguida?!?

De vez em quando os “Gamemakers” nos dão pistas de que tudo isto que vivemos é uma grande Matriz.

Esta foi uma destas vezes.

(Rio, abr/2015)

quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Gordo Disfarçado


Todos sabem o que é uma “Falsa Magra”, mas minha Nutricionista apresenta um conceito oposto – e o pior, desenvolveu a idéia a partir de MIM!

Ela diz que sou um “Gordo Disfarçado”, e explana:
- “É sedentário, e come comidas que engordam. Só não fica gordo porque tem um biótipo extremamente benévolo, mas sua relação massa magra / massa gorda deve ser de obeso!”

Temo que ela esteja coberta de razão. Acontece que, como diz Bruder Güdes, “a correlação entre colesterol e prazer é 1:1”!

Beijo do Gordo!

(SP, abr/2015)