domingo, 16 de setembro de 2012

Qualidades x Defeitos


Seriam as Qualidades que mais prezamos diametralmente opostas aos Defeitos que mais abominamos? Será que temos raciocínio simétrico?

Para analisar esta hipótese, recorro a meu mais ordinário objeto de estudo: eu mesmo. E passo a avaliar as Qualidades e Defeitos que mais mexem comigo. Começando pelas Qualidades.

1. CORAGEM
Coragem não é “não ter medo”, o que representaria Inconseqüência. Coragem é ter medo – e enfrentá-lo.

2. GENEROSIDADE
Generosidade não se retribui, mas se aprende. Todos temos oportunidades de sermos generosos – mas quase sempre com pessoas diferentes daquelas que foram generosas conosco. O que significa que aprendemos a lição.

Generosidade não se refere exclusivamente a bens materiais, mas sim a coisas que farão falta àquele que as dá. Não há mérito em se dar alguma coisa que não fará falta. Considero admirável a generosidade com o próprio Tempo: dedicar atenção aos outros, ouví-los, dar-lhes importância, mostrar que são importantes. Isto toma Tempo  e Tempo faz falta. Dedicar Tempo é um bom exemplo de Generosidade.

3. RESPEITO
Fundamental para a convivência social, e cada vez mais difícil de se encontrar. A lição de Immanuel Kant é imortal: “Comportamento ético é aquele que mesmo que fosse adotado por TODAS as pessoas, ainda assim a convivência seria possível”. Respeito é se importar com a forma como os demais receberão suas atitudes; é lembrar que os outros existem.

4. JUSTIÇA / HONRA / LISURA
“Face value”. É (muito) preferível perder com Honra a vencer sem Lisura.

5. EMPENHO / ESFORÇO / DEDICAÇÃO
Vemos cada vez mais exigências, com cada vez menos esforços. Ou será que é assim só em nosso País?


Passando então aos Defeitos que me transformam em um monstro com a pele verde!

1. EGOÍSMO / MESQUINHARIA
O Ser Humano (prefiro chamar de “Cerumano”) é pródigo em.

2. PREGUIÇA
Preste atenção ao asfalto das ruas e estradas de nosso País. Somos assim com tudo: tarefas são cumpridas de qualquer jeito, nas coxas, só para o cerumano brasileiro se livrar do trabalho. Cuidado, dedicação, carinho com as obrigações? Mas o quê você está pensando?!?

A Preguiça é refletida também na ignorância. “Eu não sabia” e sua variante piorada “eu não sabia que não podia” se tornaram desculpas corriqueiras. Ora, uma dupla negativa não é justificativa! Se alguém não souber que o Fogo queima, ele vai queimá-lo do mesmo jeito!

Ignorância não é desculpa  é pecado.

3. IRRACIONALIDADE
Em geral manifestada sob a forma de Otimismo ou Pessimismo. Temos também os Emocionalismos e Pieguices. As Crendices. Chantagem Emocional, e a submissão a ela. Os Fanatismos. As Birras.

4. COVARDIA
A manifestação do mais forte, ou de quem tem mais poder, pode ocorrer de diversas formas: o jornalista que tem uma coluna no jornal falando sobre aquele que não tem como se fazer ouvir; o Chefe dando chave de galão no funcionário para impor uma vontade injustificável; a pessoa com mais recursos de comunicação humilhando aquele que tem menor capacidade de se expressar; o mais rico tripudiando sobre o mais pobre; quem tem o microfone se manifestando pelos alto-falantes contra quem não o tem. Nojo!

Também os medos gratuitos e não-embasados são uma manifestação de Covardia, neste caso com um requintado suporte da Irracionalidade.


E então? São simétricas as duas listas?
Coragem / Generosidade / Respeito / Honra / Empenho
versus
Covardia / Egoísmo / Preguiça / Irracionalidade

Talvez seja como o nosso rosto. Não é simétrico... mas um lado parece com o outro.

Qual a sua lista? Você é uma pessoa "simétrica"?


(set/2012)

3 comentários:

  1. Meu querido Panda, não sou uma pessoa simetrica.
    Mas não sou uma pessoa má.
    Nao planejo coisas com intenção de prejudicar alguem.
    As vezes sou muito corajoso, outras vezes sou muito covarde.
    Algumas vezes sou generoso e outras sou muito mesquinho.
    Minhas atitudes dependem de como me sinto em relação as coisas que me cercam.
    Meu desejo é igual ao de todas as pessoas"ser bem aceito e ter admiração das pessoas que importam"
    Ninguem é completamente bom, ou mau.
    O carater é o diferencial para nao agir covardemente contra o mais fraco e nao sucumbir na preguiça.

    ResponderExcluir
  2. O difícil é elaborarmos nossas assimetrias em diferentes momentos da vida, Gás. Muito bom !

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que rafael escreveu . Sou assimetrica em paralela e curvas . Sou como o jazz uma hora na musica outra no improviso . Mas sempre na melodia , as vezes grave as vezes aguda . Mas acho que todos tentam seu melhor , mas o meu melhor pode nao ser bom para vc e viceverso.

    ResponderExcluir