domingo, 9 de junho de 2019

Rammstein Neues Album


(***Warning***: texto de Fã, para Fãs!)

Dez anos de fila. O último álbum do RAMMSTEIN foi em 2009. Assisti a 2 shows daquela magnífica turnê “Aqui Tem Amor Für Alle Da”, no agora-extinto VIA FUNCHAL em São Paulo, a walking distance de minha Casa (sonho de consumo, acabou, virou Condomínio com 2 mega-prédios).

O tempo passava e nem sinal de novo Disco. Teria o RAMMSTEIN acabado? Depois da superexposição-mega-over de 2009 a 2014, fazia sentido.

Tenho TUDO que o RAMMSTEIN já lançou, um registro deste long-term relationship está na Postagem “Aqui Tem Amor Para Todos” (http://www.umpandaemsaturno.com/2010/11/aqui-tem-amor-para-todos.html).

Histórico sucinto da última década:

2009 – “Liebe Ist Für Alle Da” (LIFAD)
2010 / 2011 – Excursão mundial “LIFAD” (incluindo 2 shows no Via Funchal em novembro/2010) tocando o disco praticamente na íntegra, espetacular!
2012 – “Made in Germany” (MiG) (greatest hits 1995-2011, duplo)
2012 / 2013 – Excursão “MiG”
2014 – Excursão mundial “Estádios” tocando “MiG”
2015 – Vídeo “RAMMSTEIN in Amerika” com o show “LIFAD” (muito bom, gravado no MSG e Canadá exatamente 1 mês após os shows no Via Funchal, ou seja: é o show que eu vi)
2017 – Vídeo “RAMMSTEIN Paris” com o show “MiG”: medonho! Insuportável! Viadérrimo! Tomadas com duração sempre inferior a meio segundo, durante 100 minutos! (ou seja, 100x60x2= 12.000 tomadas! Cansativo, tedioso, babaca. Vi o lançamento mundial no Cinema, e abominei.)
2018 – Gravação do novo álbum, cercado de expectativas de Fãs (de minha parte, estava achando que a Criatividade teria sido soterrada por tanta repetição, e temia o resultado)
2019 – disco será lançado em maio... é “eponymous”... capa é um palito de fósforo... lançam teasers de alguns segundos de cada música, tocados somente por guitarras... surge o clip “Deutschland”, e logo os histéricos de plantão se ouriçam... surge o clip de “Radio”, a “Pussy” do álbum... chega 17 de maio, disco é lançado, mas somente estará disponível na Amazon em 26 de maio... lançado clip de “Ausländer” (que me lembra (o clip, não a música) “Ev’ry Little Thing She Does Is Magic”)... chega 26 de março, compro o disco, entrega é em Miami... 08 de junho (segundo sábado de junho, Dia Mundial do Gin), Brother GlouG back from Miami me entrega o CD. Dez anos passados desde LIFAD, finalmente está em mãos!

(Nota: somente ouço CDs, e sempre inteiros, considero-os obras completas, não dá para ouvir somente Uma Música ou Outra, comigo é tudo ou nunca mais.)

Todo este descritivo para apresentar minha ANSIEDADE de algumas horas atrás!

Noite de 08/jun/19, oiço o disco pela primeira vez. E odeio!!! Considero que chamá-lo de péssimo seria um elogio. Insuportável, patético, sem criatividade auto-complacente. Fico achando que a Banda vai acabar: não é possível sobreviver a uma Decadência tão acentuada. A cereja do bolo é “Puppe”, com Till berrando, urrando, “interpretando”, jorrando, botando as veias do cu pra fora, de minha parte é vergonha alheia, acho um saco, tem 4’30” mas demora o triplo.

Dou um tempo e dois tapas, e ouço outra vez. E na terceira audição já estou achando o Disco ÓTIMO! “Deutschland” é evidentemente a show-opener, perfeita para tal, da mesma forma que “Rammlied” era perfeita na abertura de LIFAD (disco e show, que aliás abria com as mesmas 3 Músicas iniciais do Disco). É muito fácil saber que a Galera vai ficar ENLOUQUECIDA com esta Abertura, marcio included.

Segue-se “Radio”, claramente a “Pussy” deste disco (sim, sei que estou me repetindo, mas acontece que penso isto toda vez que a oiço). Aqui e ali, some classic RAMMSTEIN, entremeado com coisas tecno-heavy-dançantes, experimentação de horizontes com os limites / a marca RAMMSTEIN. Consigo imaginar a Pista de Dança da JOHNNY’S BAND se esbaldando com “Ausländer” (a do Clip entre os Índios). “Diamant” é uma Frühling-in-Paris-tentative. E o trio final é puro, clássico, irrepreensível, até Progressivo.

“Püppe” continua intragável.

Antigamente ouvíamos 3 ou 4 vezes um Disco antes de formar uma opinião – e graças a isto o Rock Progressivo teve oportunidade. Hoje somos apenas... ansiosos.

Grande Disco. Ouça Discos inteiros. Ouça o neues album eponymous “Rammstein” (porra, não dava para darem um nome próprio para o Disco, cacete???)

(Será que eu fazer cópias do Disco para Amigos cortando “Puppe” é Censura ou é Higiene?)


(Lagoa 20190608 - Happy Birthday, VdG in Australia!)

3 comentários:

  1. Simplesmente "fab" sua Postagem!
    Clap clap clap!

    ResponderExcluir
  2. Nada como colocar um acentuador de qualidade nas obras!

    ResponderExcluir