quarta-feira, 23 de julho de 2025

6 meses e 70 anos

KLEBER GURGEL GUEDES

⭐️ 06-out-1929   ✝️ 12-jan-2025

(Missa de 6 meses – Paróquia Santa Mônica, 23 de julho de 2025) 

 

Gostaria de primeiramente agradecer as presenças de Vocês. É impressionante o conforto que seus Rostos e suas Presenças nos trazem. Muito muito muito obrigado!

 

Eu poderia fazer diversas referências à perda do Pai, sou ligado nisto desde que presenciei Papai recebendo o telefonema da Morte de seu Pai (meu Avô) nos anos 1970 (Ronaldo Garcia aqui presente estava lá); desde então passei a Vida temeroso e ciente de que algum dia receberia tal telefonema. O próprio Ronaldo me falou certa vez: “Se Você tiver sorte, estará ao lado dele nesta hora”. Bem, Eu estava lá no dia 12 de janeiro.

 

Mas gostaria apenas de mencionar o que um Amigo do Citibank – o Victor Loyola – me falou quando perdeu seu Pai. Ele disse: “Marcio, quando perdemos nosso Pai, acaba o Primeiro Tempo de nossa Vida”. É isso mesmo, Victor.

 

Gostaria também de prestar uma Homenagem ao Irmão da Mamãe, o Tio Luiz Cyrillo, que também partiu há pouco mais de 2 meses. Seus Filhos Laura, Gustavo (Afilhado da Mamãe & Papai), Juliana e Antenor estão aqui. Ele foi o “mentor” e “eminência parda” da Relação da Mamãe e do Papai, e sempre dizia que o Casamento deles – que ocorreu há exatos 70 anos, em 23 de julho de 1955 – foi seu melhor Trabalho. Ele sempre tinha ótimos raciocínios filosóficos, e vou citar uma passagem. Quando Tia Mirian & Ele completaram 25 anos de casados, as filmadoras VHS estavam se espalhando. Em determinado momento da Festa, Eu estava com a Câmera filmando; focalizei o Tio Luiz e perguntei: “Qual a sua ‘receita’ para um Casamento durar 25 anos?” Ele me respondeu com seu Pragmatismo habitual: “Decomponho o Amor em 4 Fatores: Amizade, Admiração, Respeito e Confiança. Se Você tiver estas 4 coisas, terá Amor”. Nunca me esqueci disto, e hoje vejo que na verdade deveríamos nos empenhar em gerar e sentir tais Sentimentos com relação a todo Mundo. Amar a Todos; este deveria ser nosso Propósito. Amizade, Admiração, Respeito e Confiança. Obrigado por tudo, Tio Luiz.

 

Finalmente, gostaria de agradecer pela oportunidade de cuidar da Mamãe. Glauco, Rafael e Eu somos completamente gratos às Cuidadoras, toda a Equipe da Casa do Bosque, os Médicos, os Amigos. Mamãe tem sido muito forte, outro dia alguém perguntou a Ela: “Onde está o Kleber?”, e Ela respondeu: “Está no Céu”. Não consigo enxergar Propósito mais nobre, digno e bonito do que cuidar dos Semelhantes. Minha Vida certamente vai mudar – ou já mudou – a partir da experiência dos últimos anos. Parabéns, Mamãe; e muito obrigado.

 

Agradeço também ao Frei Salvador, ao Antonio Carlos e a Jaqueline (músicos), e a todos que estão contribuindo para a Beleza deste Encontro; e a todos que cuidaram de nós ao longo de toda a Vida. Como sempre digo, “meu Corpo chora mas minha Alma está Feliz”. Muito obrigado a todos.

 

E não esqueçam de pegar seus Bombons!


70 anos e 6 meses




 

terça-feira, 20 de maio de 2025

Chifre Quântico

 

O Corno de Schrödinger:

Você só está sendo traído/a se vir sua/seu Parceira/o transando com Outro/a/os/as com seus próprios OlhOs!





(Lagoa, 20250520)


terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Never Can Say Goodbue

 

KLEBER GURGEL GUEDES

⭐️ 06-out-1929   ✝️ 12-jan-2025

(Missa de 30º Dia – Paróquia Santa Mônica, 13 de fevereiro de 2025) 

 

Aprendi uma coisa ao longo dos últimos 30 dias (que provavelmente muitos aqui já sabem mas para mim foi novidade): nós não nos despedimos das Pessoas amadas quando elas se vão. Sempre soube que não estaria preparado para isto, aliás várias vezes nos últimos anos falei chorando sozinho quando a situação de Saúde do Papai se complicava: “Eu não estou preparado”. Mas achei – e ouvi diversas vezes – que ao menos estava conseguindo alguma espécie de Despedida, afinal convivi quase diariamente com Papai & Mamãe desde dezembro de 2014, ou seja, por 10 anos. Assim, ao menos Eu teria me despedido condignamente. Mas não, ledo engano. Inúmeras vezes – muito mais do que diariamente – ao longo destes últimos 30 dias comecei a chorar do nada, Você está fazendo alguma coisa e 3 segundos depois está chorando caudalosamente, Rosto encharcado e com feições distorcidas, e isto pode ser em Casa, no meio da Rua, no Metrô, em qualquer lugar. Imagino que isto vá se reduzir com o passar do Tempo. Mas não; Eu não me despedi do Papai.

 

Quero registrar minha Admiração pela Mamãe. Ela vem reagindo com uma Força que Eu não esperava ou imaginava. Enfrentou a situação com Altivez, com Coragem, com Resignação e Humildade, sem revolta, de forma Nobre. Sempre digo a Ela que foi melhor assim: Mamãe é mais forte do que o Papai, e se Ela tivesse partido antes, teríamos uma situação muitíssimo mais complicada com Ele. De forma que: muito obrigado, Mamãe!

 

E gostaria também de agradecer àqueles que foram ao Velório e/ou à Missa de 7º Dia e/ou hoje e/ou se manifestaram por não poderem estar presentes. Nossos informes quanto a estes Eventos são apenas isto: informes, e não convocações. Agradeço as manifestações de Força, pessoais ou à distância. Eu nunca tinha entendido como isto é importante, só agora aos 68 anos é que enxergo.

 

Muito obrigado a todos.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

sábado, 25 de janeiro de 2025

Três Frases em Dez Minutos

 

Em um intervalo de 10 minutos, as 3 frases que mudaram irreversivelmente minha Vida no domingo 12 de Janeiro de 2025, aos 68 anos de idade.

 

Os sinais vitais de Papai (internado havia 17 dias) começaram a variar loucamente (freqüência cardíaca subia a 220bpm, caía a 65, subia a 190, caía a 45, subia a 215, caía a 70). Corri para o Posto Médico e reportei, e a Dra. D me falou:

- “Neste momento da Passagem, preocupe-se apenas com o Conforto dele, e não com os números do Monitor.”

 

Foi somente então que me caiu um Raio, e compreendi então o quê os Médicos vinham me falando havia vários dias: “não se preocupe com os números do Monitor”.

 

Voltei correndo para o Quarto. Meu Sobrinho M fitava alternadamente Papai no Leito e o Monitor, que não mais registrava a Oxigenação pois a Pressão Arterial estava muito baixa (6x3). Ele me falou:

- “Acho que está acontecendo.”

 

Voltei correndo atordoado - sem conseguir processar o que estava acontecendo - para o Posto Médico, e o Dr. F me falou:

- “Seu Pai acaba de falecer.”

 

Olhei instintivamente para o Relógio na parede: 19h53m.

 

Minha Alma ficou Feliz por Papai: caso se recuperasse, sua Convalescência seria dolorosíssima, eram muitos e muito sérios os problemas.

 

Mas passadas 2 semanas desde então, no momento em que redijo este Desabafo, meu Corpo não passou um único dia – para não dizer que não chegou a passar sequer 6 horas em seguida – sem chorar profunda e dolorosamente.

 

Como diz Mamãe: “Ele morreu para os outros, mas para mim está em meu Coração”. 

Lembro-me de seu Rosto, e me acabo de chorar.

 

Muito obrigado por tudo, Papai.

 

 

(Lagoa, 20250125)


Adeus, Pai do Panda


(Os anos passam, e não consigo aprender a falar perto do Microfone...

Segue a "linha mestra" do que balbuciei no Altar de forma praticamente inaudível durante a Missa de 7o. Dia do Papai, com os "óculos do Harry Potter" como Ele dizia.)


KLEBER GURGEL GUEDES

⭐️ 06-out-1929   ✝️ 12-jan-2025

 

Pessoalmente considero que nossos objetivos neste Plano de Existência são Aprendizado e Evolução (com Humildade) – além de ajudar a nossos Irmãos, é claro. Creio que o Aprendizado não vem somente via Ensinamentos, mas principalmente através de Exemplos. Eu, meus Irmãos, toda a Família e Amigos tivemos e temos a Sorte e Felicidade da Convivência com estes exemplos iluminadores que são Papai & Mamãe.

 

Papai dizia que Pais & Filhos são como Arco & Flecha: depois da Flecha ter partido, só resta ao Arco torcer para que ela atinja o Alvo. Bem, Mamãe & Papai: esperamos estar à altura do direcionamento que nos deram. Se não atingirmos o Alvo, não terá sido por falta de Orientação e Sentido.

 

Era impressionante o Companheirismo de Papai & Mamãe, como um sabia o que o outro queria ou sentia. Cito apenas um exemplo: sempre que Eu brigava com um dos dois, o outro me dizia “não brigue com seu Pai” ou “não brigue com sua Mãe”. Meu agradecimento especial à Mamãe, não somente por tê-lo escolhido mas principalmente por ter cuidado dele com tanta Dedicação e Amor por 74 anos, dos quais 69 casados – apesar da Teimosia dele...

 

“Vaidade, tudo é vaidade” diz o Eclesiastes. Eu tinha a Vaidade de me achar especial – aliás, acho que todos nós temos esta Vaidade. Mas com a partida de Papai, passei a me sentir apenas uma Pessoa comum. Entendi então que quem me fazia sentir-me especial era Ele. Papai fazia todo mundo se sentir especial.

 

Muito obrigado.


Guidelines para o Frei


(Como curiosidade - ou desabafo - segue o "guia" que redigi (a pedido) para as Palavras do Frei Salvador, que oficiou a Missa de 7o. Dia do Papai.)


KLEBER GURGEL GUEDES

⭐️ 06-out-1929   ✝️ 12-jan-2025

 

Papai teve forte formação Católica, que o acompanhou por toda a Vida.

 

Estudou no Colégio São José e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde se casou com Maria Apparecida em 23 de julho de 1955.

 

Conheceu-a em 1951 em um encontro “orquestrado” por seu grande Amigo (que viria a ser seu Cunhado) Luiz Cyrillo Fernandes, que sempre apoiou e incentivou a união.

 

Enquanto lhe foi possível, freqüentava semanalmente as Missas na PARÓQUIA SANTA MÔNICA, onde também foram celebradas as Bodas de Ouro e de Diamante (as Bodas de Platina – 65 anos – não tiveram Missa porque estávamos no auge da Covid).

 

Seus 3 Filhos também foram educados na Religião Católica: Colégios Padre Antônio Vieira, São Patrício, Santo Agostinho e Pontifícia Universidade Católica.

 

Era reconhecido por todos como um excepcional Jogador de Futebol. Adorava Esportes, exercitava-se todas as manhãs correndo na Praia de Ipanema e mergulhando na Pedra do Arpoador para nadar. Não deixava de assistir a um único jogo do VASCO DA GAMA, do qual seu Pai foi Presidente em 1945.

 

Além dos 3 Filhos, ficam também 2 Netos – e muitos, muitos Amigos! Eram marcantes para todos suas Vivacidade, Entusiasmo, Alegria, Memória prodigiosa, Atenção, Cuidado e Educação.

 

Mas acima de tudo era notável seu Cuidado para com a Esposa, Companheira por 74 anos dos quais 69 casados.


terça-feira, 21 de janeiro de 2025

terça-feira, 14 de janeiro de 2025