sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Depoimento sobre o Caminho do Sol

Enviei o Depoimento abaixo ao site do CAMINHO DO SOL.
No final, com cabelo e barba enormes, eu estava parecendo um URSO!

----------------------------------------------------------------

Cumpri o CAMINHO DO SOL de 04 a 15 de agosto de 2009. Éramos um grupo de 3 Mulheres e 5 Homens, dos quais eu não conhecia ninguém antes da jornada. Aos 53 anos de idade, e tendo feito Santiago em 1996 (da França a Finisterre a pié), o CAMINHO DO SOL serviu como rememoração e também busca de introspecção e isolamento. E ainda como um “spa” pessoal, pois uma vez que não sou chegado a ginástica ou academias, as caminhadas em contato com a Natureza são uma excelente alternativa para queimar as indecentes gorduras localizadas (na pança).

HOSPEDAGEM
Uma vantagem e uma desvantagem sobre o Caminho de Santiago. Saber que teremos (boa) hospedagem no final do trecho é uma enorme tranqüilidade; por outro lado você precisa acabar o trajeto sempre antes do almoço, o que inviabiliza parar para escrever, tomar um banho de açude ou mesmo almoçar em algum lugar mais atraente. Mas sempre chegávamos ao destino entre meio dia e duas da tarde, de forma que metade do dia era dedicado a curtir os destinos.

SACO DE DORMIR E TOALHA
Como algumas (poucas) pousadas não oferecem roupa de cama ou de banho, é necessário levar.

ALIMENTAÇÃO
Muito boa nas Pousadas, não temos problemas. Siga as instruções de carregar alguma (pouca) coisa na mochila durante o dia como barrinhas de cereais, bananas e chocolatinhos (protegidos contra o calor) e claro, água (para mim, 1 litro era suficiente para qualquer percurso). Você encontra vendas ao longo de alguns trajetos, em outros não; mas sempre se sai do refúgio sabendo se vai haver alguma coisa.

MOCHILAS
Use e abuse do eficiente sistema de traslado das mochilas. Custa barato e é rateado entre quem quiser despachar. O nome “Caminho do Sol” não é à toa: em nosso caso, só vi nuvens em um único dos 11 dias de caminhada; em todos os demais, Sol a pino full time. A mochila se torna mais pesada do que realmente é, e pode tirar um pouco da graça da caminhada. Minha recomendação pessoal é que você leve um sacolão com zíper que despachará entre as pousadas com os artigos que não utilizará durante o dia (saco de dormir, sandálias, artigos de toalete, roupas, etc) e carregue na mochila apenas o que vai ou pode vir a precisar durante o dia: água, comida, casaco, capa de chuva, protetor solar, etc. OBS – é claro que esta recomendação não vale para quem estiver se preparando para Santiago; neste caso, é melhor ir treinando o lombo.

O TRECHO MAIS DIFÍCIL
São os dois primeiros dias. Muita rodovia de asfalto. Não desanime ou desista, pois depois você vai ver árvore, cana-de-açúcar, pedra, rio, terra, coruja, falcão e vaca até ficar legal...

CABREÚVA
O refúgio em Cabreúva fica fora – e depois – da cidade. Desta forma, você precisar fazer algum reabastecimento (ou se quiser registrar na credencial o belíssimo carimbo da Paróquia), faça-o ao passar pela cidade. E guarde suas energias, pois não somente o refúgio fica cerca de 1km após a cidade como também fica no cume de uma terrível pirambeira! E quando você entrar na cerca da Pousada, ainda não acabou: resta um pouco de (bastante puxada) subida.
A Pousada no entanto compensa: a massagem que oferecem é altamente recomendada, e se você quiser ir à cidade (eu fui para a Missa e o carimbo) pode pedir um táxi (R$ 7 cada perna).
A partir da saída de Cabreúva, o trajeto se torna glorioso.

SALTO
Parece ser uma bela cidade, mas passamos por ela apenas marginalmente, sem conhecer o Centro. Caso tenha energia, disposição e tempo (não esqueça de despachar a mochila na véspera), faça um “detour”, desviando-se do Caminho e fazendo uma visita. Talvez até possa almoçar lá (embora o almoço na Fazenda Vesúvio seja ótimo). Afinal, o Caminho é excelente para (também) fazer turismo.

CACHORROS
Sempre temo cachorros em caminhadas, mas não tive o menor problema. Só encontrei doguinhos amigáveis. Minha postura com eles é sempre de humildade e afastamento, não invadindo o espaço. Funciona. Mas quando eles se aproximavam eu caminhava com uma mão no cajado e outra na faca no bolso da calça cargo, para garantir...

ÉTICA PEREGRINA
Você não está em uma alegre jornada de férias com amigos, mas usufruindo de uma infra-estrutua de caminhantes e peregrinos. RESPEITO aos demais é fundamental, como sempre na vida. Assim:
- Existem aqueles que gostam de acordar cedo e os que preferem dormir mais; da mesma forma, alguns vão dormir mais cedo e outros mais tarde. Quando usar o dormitório, RESPEITE as diferenças. Entre e saia em silêncio, sem falar e fazendo o mínimo de barulho; não acenda a luz, mas sim use lanterna.
- Por mais que você goste de música, televisão e barulho, nem todos gostam. O Caminho nos oferece os sons do vento, das aves, das árvores e da água, que não temos no dia-a-dia; a oportunidade de conversar com pessoas novas ou então o silêncio para escrever ou meditar. Se for para ouvir axé ou o Jornal Nacional, é preferível ficar em casa. Aquilo que é “música da boa” para você, para os outros pode ser (e provavelmente será) poluição sonora. Novamente: RESPEITO.

BRUXOS, SACERDOTISAS E SACIS
Se você tiver o olhar certeiro, saberá encontrá-los. (Até mesmo entre seus/suas companheiros/as de jornada...). E aprenderá (muito) com eles/as.
Há também um Portal Mágico, mas não vou entregar aonde fica.

ÁGUAS DE SÃO PEDRO
Uma graça, um ótimo pote de ouro no final do arco-íris. Pouco antes do término da missa na noite do Sábado da chegada, o Padre chama nominalmente os Caminhantes ao altar, citando nossas procedências, fala sobre os caminhos de todos nós (peregrinos ou não), e nos abençoa. Toda a Igreja aplaude. É emocionante. (E ainda tem carimbo!...)

EM RESUMO
Um Caminho que propicia um contato mágico consigo próprio e com a Natureza. Que serve para melhorar seu aspecto (tanto a barriga como as batatas das pernas e o bronzeado). Onde você é tratado com carinho pelos hospedeiros. Mas que te expõe muito: no Caminho, acima de tudo, o “output” depende do que você tem por dentro.

(ago/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário