sexta-feira, 2 de outubro de 2009

I cry for you, Argentina

Vejo (muita) gente torcendo para a Argentina não se classificar para a Copa do Mundo de 2010.

Na Copa de 2006, no jogo Argentina x Alemanha, a grande maioria dos torcedores brasileiros torceu pela Alemanha.

Nem preciso dizer que não vejo o menor sentido nisto. Trata-se de pensamento provinciano, e muito pequeno. Coisa de gente que acha que o Mundo não vai além de seu quintal.

Quando você se defronta com um europeu, o que vale no confronto são os títulos da América do Sul versus títulos da Europa. E a coisa está pau a pau, nove títulos para cada! (É claro que isto não é importante para quem não encontra europeus, o que apenas reforça a afirmação de provincianismo). Além disto, teria sido muito mais interessante enfrentar nossos vizinhos do que os donos da casa em uma (então ainda possível) final. Além do que a Argentina só tinha 2 títulos contra 3 da Alemanha, ou seja, um eventual título portenho seria menos ameaçador para a supremacia canarinho. Mas nada disto foi levado em consideração, e torceu-se pela distante Germânia.

Será que as pessoas preferem ter a Zâmbia em uma Copa do Mundo, ao invés da Argentina? Não gostam de ver o belíssimo futebol de nossos vizinhos? Sinceramente, prefiro Brasil e Argentina contra o Resto do Mundo do que o Brasil sozinho contra o Resto do Mundo. Mas este não é o raciocínio comum; o que vale é o espírito de porco, quero ver meu vizinho triste, f*dido, sofrendo. O Homem é, sim, o lobo do Homem.

(Ou talvez seja medo... medo da Argentina...)

Sou carioca e moro em São Paulo. Torço por times do Rio quando jogam jogam contra adversários de fora. Da mesma forma que torço por times brasileiros quando jogam contra estrangeiros. Um movimento de expansão. Crescimento, e não redução; irradiando, e não convergindo.

É assim: no Mundo, sou América do Sul. Na América do Sul, sou Brasil. No Brasil, sou Rio. E no Rio, sou Vasco!

(out/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário