quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

3 tentativas para acertar sua Senha

Poucas coisas atestam mais a total falta de bom senso desta raça do que as indefectíveis “3 tentativas de acesso a sua senha”.

Como na maioria das imbecilidades, a idéia original é boa porém a realização é mongolóide. Busca-se evitar que um acesso codificado seja varado através do método da “força bruta”, múltiplas tentativas e erros até o acerto, procedimento muito bem retratado no “Fortaleza Digital” de Dan Brown.

Mas o que acontece conosco, pobres mortais que não temos a força bruta e que só queremos acessar nosso pequeno mundinho? Normalmente, se você erra uma primeira tentativa, é porque digitou no impulso, no instinto, no hábito. Naturalmente você redigita a mesma senha de antes. E se der um segundo erro???

Se der um segundo erro FODEU, porque se tentar e errar pela terceira vez você ficará bloqueado, terá que passar por um inferno de burocracia e desperdício de tempo para retomar sua senha. Você fica com medo de tentar pela terceira e última vez. Em outras palavras, as “3 tentativas de acessar sua senha” são na verdade uma única: a segunda tentativa. Porque a primeira tentativa sai no xixi, e a terceira já é o cocô.

Para o método “força bruta”, 3 tentativas ou 6 ou 9 ou 12 não vão fazer a menor diferença, pois ele depende de 10.000 tentativas (no caso de senha de 4 dígitos numéricos, que é um mínimo). Não haveria portanto o menor problema se tivéssemos 6, 7 ou 9 tentativas de acessar nossa senha. Mas não; o impotante é o Administrador dar a impressão de estar sendo zeloso, mesmo que para tal seja necesssário ser um rematado imbecil!

Esta toupeirice das senhas chegou ao absurdo em um conhecido Banco, onde as senhas dos cartões de saque – que acessam TODA a vida finaceira do cliente – têm 4 dígitos que não mudam JAMAIS; mas a senha de acesso ao voice mail tem 8 dígitos que devem ser mudados a cada 30 dias!!!

Note-se que não estou defendendo a troca constante de senhas, muito pelo contrário: tais trocas regulares das tantas senhas que temos no dia-a-dia, cada qual com suas próprias regras construtivas (maiúsculas, algarismos, não-repetição de caracteres, etc) levam o pobre cidadão a acabar anotando sua senha, e isto sim, é perigoso. Ou seja: a regra que um boçal de Compliance pariu para aumentar a segurança, graças a sua falta de percepção, empatia e inteligência, ocasionou um aumento do risco!

Nossa vida é regrada por toupeiras de Compliance que se preocupam em colocar dentro de casa grades que atrapalham os moradores, mas não os ladrões. Se dependesse do raciocínio deste tipo de mané, a velocidade máxima nas Rodovias seria 5 km/hora, pois assim não teríamos mais acidentes.

(fev/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário