domingo, 25 de setembro de 2011

Dress Code para os Silva Voadores

Então você vai ao AEROSMITH! Meus parabéns, é um show espetacular. Talvez com o passar dos anos tenha ficado um pouco requentado ou até mesmo com um certo excesso de “babas” – mas tudo bem, eles são o AEROSMITH, fizeram meu irmão GlouG (um Stonemaníaco sem igual, ou melhor KeefRichardsmaníaco) gritar -“O riff da minha vida!!!” durante a execução de “The Other Side” no Hollywood Rock de 1994 na Praça da Apoteose (RJ). Aquele foi um show antológico: embora estivesse acompanhado por 5 Amigos, dos quais 3 verdadeiros galalaus bem mais altos do que eu, isto não impediu que um negão colossal me agarrasse pelo pulso me encarando descaradamente, e arrancasse calmamente um Casio vagabundo de meu pulso. Um pouco mais tarde, em meio à muvuca concentradíssima – platéia próxima ao palco composta quase exclusivamente por elementos do sexo masculino tremendamente mal-encarados – um cabra abriu a barriguilha (não me venha com a pavorosa variante “braguilha”, pelo amor de deus, o termo deriva de “barriga”), puxou o pau pra fora e começou a urinar no meio da platéia! A galera abriu, se afastou, vaiou e ameaçou linchar, e o cara nem aí; continuou mijando. Não parava. Daí começou a GIRAR, a rodar em torno de si próprio esguichando urina de forma circular, e não parava! A galera à roda ficou incrédula, e começou a aplaudir. O cara levantou o punho esquerdo fechado e comemorava, e com o direito segurava o esguicho, nós todos delirávamos e aplaudíamos e a urina em círculos não parava... Unforgettable.

Também neste show Mr. Fabio Star me pediu em transe-desespero durante a execução de “Walk on Down” (do fenomenal “Get A Grip”, aliás o show era da própria excursão do “Get A Grip”) cantada por Joe Perry : “Você sabe que música é esta?”, é claro que eu sabia, “Então lembre dela depois e me diga, eu preciso saber que música é esta!”. Coerentemente, ele a curte até hoje.

Ao final da Apoteose, Brother GlouG tinha perdido as chaves de casa (ele morava em Santa Teresa, e tínhamos descido para a Praça a pé), e as ficamos procurando no meio do lixo do chão Sambódromo por mais de 1 hora. Não, você NÃO TEM IDÉIA do que seja revirar o lixo da Apoteose durante mais de 1 hora após um show de Rock. Encontramos de tudo, inclusive diversas chaves e chaveiros – mas não as dele, é claro. Retornamos à casa onde não era possível pular o muro na madrugada sob pena de sermos confundidos com os assaltantes que infestam o bairro – em resumo, foi uma epopéia.

Eu morava em frente à Praia de Ipanema à época, e quando finalmente chegamos ao apê – onde nos esperavam belas e buliçosas Moçoilas – ainda fizemos um concurso de milk-shake de chocolate ao nascer do Sol.

E agora mais uma vez os SILVA VOADORES se apresentam no Brasil, no dia 30 de outubro. Como você vai se trajar para vê-los?

No início de 2001 eu trabalhava com Cris Zazá em um Asset Management, e seu irmão iria se casar em dezembro. Pois em certo dia de fevereiro ela apareceu no trabalho com o cabelo levemente cortado, me contando sorridente e triunfante:
- “Cortei o cabelo para o casamento!”
Como assim, cortou o cabelo para o casamento? Faltavam ainda 10 meses!
- “É para fazer o coque...”

Aprendi assim que Mulheres podem iniciar a preparação do look com quase UM ANO de antecedência... e conseqüentemente algo parecido pode se dar com Homens em shows de Rock. Portanto, pare IMEDIATAMENTE de cortar seu cabelo! Se alguém perguntar porquê você está com tamanha gaforinha – lembre-se, nenhum cabelo é pior do que o meu, que inclusive serviu de referência para a criação do visual do Bozo – você tem a desculpa perfeita:
- “Estou deixando o cabelo crescer para o show do AEROSMITH.”
E basta. A pessoa vai ficar morrendo de inveja: de você ir ao Show, e também de seu cabelão.

O Traje
É muito simples o Dress Code para um show de Rock: Homens vão vestidos de METALEIRO, e Mulheres vão vestidas de PERIGUETE. Metaleiro pode ser qualquer coisa, em meu caso evidentemente de preto (desde criança balbuciante eu já gostava de “pleto”), com a obrigatória calça cargo. Nos bolsos vão ingressos, papel e caneta para anotações durante o evento, celular, isqueiro, grana, documentos e principalmente uma capucha no caso de ser um Open-Air. Se chover e você estiver acompanhado por uma Dama, a capucha é para ela; se não estiver, é para surpreender aquele Ser delicioso vestido de Periguete com o qual você estava se entrosando na espera do espetáculo, e que se derreterá toda com seu cavalheirismo-metal.

Vestir-se de Metaleiro é acima de tudo uma questão de Atitude: vale bermudão (embora eu seja um old styler, de quando os Rockers só se vestiam de calças compridas), o importante é que tenha muitos bolsos. O Amigo Martin (que estava na Apoteose em 1994, não sendo no entanto um dos "3 verdadeiros galalaus") costuma ir a shows com uma T-shirt com enorme estampa de Sidarta Gautama; talvez você o (re)conheça no próximo.

O trajo feminino é ainda mais simples: micro-saia de couro, decote devastador, meias-calças (vale até arrastão), botinha, e maquiagem à vontade. Não existe melhor lugar para ser "a-sedutora-que-você-sempre-quis-ser" do que em um Show de Rock.

Freqüente as GRANDES GALERIAS (aka “Galeria do Rock”) em São Paulo. E nos vemos no show do AERO!

(set/2011)

Um comentário:

  1. O caso das chaves / Sta Teresa, foi no show do Led meu caro ! Mas o lance do Walk on Down está corretíssimo.
    De qualquer forma, tanto uma quanto a outra balada foram sensacionais.

    ResponderExcluir