sábado, 19 de outubro de 2013

Procurando Saber


Curioso que um grupo que busca abafar o direito à publicação de biografias se intitule "Procure Saber". Mais do que curioso: é contraditório. "Procure Saber, Apesar de Mim" ou "Procure Saber Mas Eu Vou Te Atrapalhar" seriam alternativas mais sinceras.

Quem considera que biografias demandem autorização considera então que a Bíblia seja um livro completamente ilegal. Afinal, não consta que alguém tenha pedido a Jesus (ou a eventuais descendentes) (ou descendentas) autorização para descrever sua vida em Detalhes! Igualmente, alguém pediu autorização a Abraão? Ou a seus descendentes? Para contar a história de Adão e Eva, precisaríamos de 7 bilhões de autorizações!!!

Torturadores, ditadores, nazistas... alguém autorizou que se contasse suas vidas?

E que não surja o pífio argumento "se trata de gente morta". Significa que exatamente quando o personagem está indefeso, post-mortem, é que se pode falar o que quiser a seu respeito? Dançar em cima da tumba?

A postura opressiva deste grupo de Artistas só reforça um dito que sempre me encantou: "o que importa é a Arte, e não o Artista". Pessoalmente não me interesso pela vida de Artistas, mas tão-somente por sua Arte. Até hoje só consegui ler 3 biografias: Jerome David Salinger, George Orwell e Nelson Rodrigues. Três escritores.

Mas se tem gente que compra revista de fofocas (e até vê "Big Brother"), fazer o quê...


(Nota: no caso específico de Zii & Zie, não importam o Artista e muito menos sua tremendamente pretensiosa e enfadonha Arte. O Mano Mané teve o desmando de vir a público defender a utilização de máscaras em passeatas; em um momento crucial em que o País exige que seus Parlamentares votem às claras, aberto, sem se ocultar, enfim, que mostrem suas caras... o Baiano do Oba-Oba vem apoiar o oposto. Uma completa falta de sintonia com o que seja Comportamento Ético.)


(out/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário