segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A Resposta do Brasil


Minha pergunta “Se você fosse renascer e pudesse escolher qualquer País do Mundo para tal, escolheria o Brasil?” foi incluída na Pesquisa “Pergunte ao Brasil” da Rádio CBN / Ibope, cujo resultado foi divulgado hoje (vide links abaixo).

Confesso ter ficado surpreso com os 61% que optariam por repetir a experiência. A meu ver, a pergunta trazia embutidas duas outras questões: qual o nosso nível de conhecimento de outras culturas; e qual o nível de medo, apego e pieguice do brasileiro. Creio que qualquer um que conheça o funcionamento de outros Países não pode estar satisfeito com a colossal falta de Respeito a que somos permanentemente submetidos - o que é bem menor em outros Países. O desrespeito às Leis, a falta de Organização, Segurança, Serviços Públicos e Cultura são exacerbados no Brasil. Eu sinceramente temia a pergunta por considerar que a resposta viesse a expor uma completa desilusão do Povo Brasileiro com seu País.

Como mencionei acima, a meu ver este resultado aponta muito mais falta de conhecimento e pieguice do que uma real satisfação com o que temos. É claro que esta é uma visão muito pessoal.

Duas considerações adicionais:

Não incluí na pergunta original um questionamento sobre o País onde a Pessoa preferiria nascer por considerar que a resposta teria  um viés muito acentuado das limitadas experiências pessoais. “Viajar é  ter a ilusão que seríamos felizes se vivêssemos naquele lugar”; assim, quem teve uma boa lua de mel em Paris possivelmente votaria na França; ou então - como ocorreu - a massiva subserviência brasileira aos EUA (aliada aos pacotes turísticos para a Disney e as compras em New York) provavelmente levariam à escolha que acabou efetivamente ocorrendo.

Quanto à minha pergunta original, caso fosse decomposta em duas: “Você está satisfeito em ser a Pessoa que é?” e “Caso nascesse em outro País, conseguiria voltar a ser a Pessoa que é?”, isto sim poderia explicar ou justificar um desejo de repetição desta “brazilian experience”...

Link para a pergunta:
Link para o resultado da Pesquisa:

(16/dez/2013)

Um comentário:

  1. Realmente é surpreendente o resultado da pesquisa. O percentual das respostas a favor do " renascimento no Brasil" está totalmente em desacordo com as frequente críticas ao que é nacional: - bom é o produto estrangeiro; - carro nacional é carroça; - maravilha é a Suíça; - político brasileiro é sinônimo de ladrão e corrupto; - nossa previdência social só não é uma lástima porque não existe; - o nível educacional e cultural do brasileiro é baixíssimo Ou essas críticas são infundadas ou os 61% das pessoas pesquisadas eram políticos ou dirigentes. Parabéns pela pergunta muito inteligente

    ResponderExcluir