segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Gênio do Crime


(1)
Todos devem ter lido “O Gênio do Crime”, de João Carlos Marinho, na infância ou pré-adolescência - e quem não o fez, deve fazê-lo imediatamente!

Trata-se de uma deliciosa história de detetive-mirim envolvendo álbuns de figurinhas. Existe uma quadrilha que falsifica e vende as figurinhas difíceis, o que leva a editora do álbum praticamente à falência, pois quem completa o álbum ganha bons prêmios. Para ajudar o dono da Editora, uma turma de garotos da 5ª série (liderada pelo inteligentíssimo Bolachão, também conhecido como “O Gordo”) decide investigar a falcatrua.  

Sem querer estragar a ótima história, o chefe da quadrilha é um gênio do crime - porém o Bolachão também é genial, e o que acontece é um duelo de inteligências. A “Turma do Gordo” não consegue descobrir onde se esconde a quadrilha porque quando o cambista das figurinhas falsas vai embora ao final de cada dia de "expediente”, ele faz cada vez um trajeto diferente, pegando diversos ônibus e parando a cada instante para olhar para trás e verificar se está sendo seguido, o que torna a perseguição impossível. Bolachão tem então uma sacada genial: o cambista pode desconfiar, disfarçar e dar várias voltas quando está indo embora; mas certamente quando vem “trabalhar” o deslocamento é direto, sem rodeios ou disfarces. Ele cria então o sistema de “seguir ao contrário”: no início do dia ele observa de onde o atravessador está chegando; no dia seguinte, se posta naquele lugar para ver de onde ele veio, e assim sucessivamente cada vez mais para trás. Até que...

O livro foi lançado em 1969 e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares em 62 edições. Permanece em catálogo.

(2)
Alguém me conta que atualmente na Suíça pouquíssimos policiais são vistos na rua. Existem no entanto câmeras de vigilância por todo lado - e poucos instantes após acontecer qualquer ocorrência, logo chega um carro da polícia ou dois ou vários, de acordo com a necessidade da situação. Desta forma, a ordem e a tranqüilidade são sempre muito bem mantidas, a baixo custo e com enorme eficiência.

(1) + (2) = (3)
Temos tido diversos arrastões em São Paulo, principalmente em restaurantes. Os meliantes já entram encapuzados, e mesmo com as câmeras de segurança se torna difícil - se não impossível - identificá-los.

Mas..

Se tivermos um sistema suíço de câmeras de vigilância nas ruas e utilizarmos o método inventado pelo Gordo, será possível seguir a gangue “ao contrário” a partir da chegada ao restaurante. Será possível visualizar de onde eles vieram; a partir daí pega-se a câmera deste local e novamente se observa de onde veio a quadrilha; e assim sucessivamente, até se encontrar o ponto onde eles colocaram as máscaras (que não deve ser muito longe do restaurante). Bingo!

Não é à toa que a Berenice era fascinada pelo Bolachão!


(dez/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário