quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Profissão de Secretária

Noto que algumas Mulheres não gostam de ser chamadas de Secretárias, preferindo termos como “Assistente Executiva” ou coisa parecida. Sinceramente, não consigo entender o porquê.

Considero a profissão de Secretária um delimitador da diferença entre Mulheres e Homens. Não é que os Homens não sejam Secretários por ser esta uma profissão “menor”; é simplesmente porque nenhum Homem consegue!

Para ser Secretária é necessário ser prática, pragmática, dinâmica, eficiente, multitarefa, fazer 30 coisas ao mesmo tempo, ter excelente memória, autoridade e principalmente muita paciência. Nenhum Homem consegue ser assim.

Coloque um Homem para cuidar de um Escritório, para organizar a vida do Chefe, orientar os office boys, e vai tudo virar uma zona! O mesmo acontece com a Dona de Casa: Homens só conseguem cuidar de uma residência caso seja uma casa-butique, arrumadíssima, organizadíssima e limpíssima. Coloque um Homem para ser Dono de uma casa operacional, para acordar e trocar crianças, levar para a escola, gerenciar empregada, refeições e cozinheira, tomar providências quanto ao cachorro e o jardim, e ir para o trabalho: não vai funcionar! Talvez em um ou outro caso, mas será a exceção, e aqui nos referimos à regra.

Nenhum Homem consegue ser eficiente como uma Secretária. Resolver tantas coisas ao mesmo tempo. Dar conta do recado, ou melhor, dos muitos recados. A profissão de Secretária escancara cruelmente os limites dos Homens.

Secretária é uma profissão que tem que ser exercida com amor e carinho. Elas têm os meus. Têm minha admiração.

E também minha gratidão.


(30/set/2009)

Um comentário:

  1. Vai chegar o dia em que eu vou ver homens nas creches trocando fraldas (digo Homens, muitos e não os raros que hoje atuam na educação), homens nas salas de jardim de infância contando histórias e dando colos gostosos (que é disso que agente vive!colos!). Não que eles tenham que se "feminilizar" (questão polêmica e discutível) mas sim, algumas concepções que temos sobre o cuidar é que precisam ser revistas. Porque é uma função "feminina"? Ou melhor, será mesmo uma função feminina? Infelizmente, na sociedade em que vivemos, tudo que é considerado "feminino" é também menos valorizado e menor remunerado.

    ResponderExcluir