segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Grandes Galerias

Na condição de maníaco obcecado por tudo que se refere à música que gosto (ou seja, Rock Progressivo e Rock Pesado), fico garoto para afirmar que não existe lugar NO MUNDO para se comprar discos e vídeos de música como as GRANDES GALERIAS (hoje conhecida como "Galeria do Rock") em São Paulo.

Freqüento regularmente as GG desde que me mudei para Sampa em 1982; atualmente vou lá pelo menos uma vez por mês. A primeira lembrança marcante foi de uma vez que queria comprar algum bootleg do GENESIS: a Banda já tinha acabado havia alguns anos (Progressivos que merecem tal rótulo simplesmente ignoram, ou melhor, ABOMINAM o Genesis Cover com Phil Collins no balbucio) e era evidente que nenhum outro material viria a ser lançado; resolvi então comprar algo ao vivo nas GG, alguma coisa que para mim seria "nova". Lá chegando encontrei mais de CINQÜENTA piratas ao vivo, os registros de diferentes excursões com diferentes setlists. Era simplesmente impossível escolher entre tanta oferta; e acabei voltando para casa sem comprar nada!

As GRANDES GALERIAS oferecem tudo o que o fã nerd garimpeiro possa desejar, e muito mais do que ele espera: boxes, edições especiais, pirataria, imagem e som de shows de diversas excursões que seriam inacessíveis de outra forma, camisetas baratérrimas e de boa qualidade, e toda a sorte de penduricalhos. Com o passar do tempo outras tribos se alojaram, como rappers, góticos, blacks, sk8, funkers. Tem de tudo convivendo em harmonia: piercings, tattoos, lojas de roupas para palco ou pista, uma profusão de tênis e bermudas, bolsas, couros, pinturas de cabelos, vampiros, tudo o que se possa imaginar e desejar. Mas o supra sumo são ainda as lojas de música: lá encontro discos de todas as nacionalidades, edições raríssimas, edições moderníssimas, edições únicas. E você ainda pode encontrar músicos como por exemplo os do Dream Theater, o Joey Molland do Badfinger ou até mesmo o Ian Anderson, todos fuçando discos!

Visito obcessivamente as lojas de discos em todos os lugares do Mundo; já freqüentei toda espécie de muquifo e megastore em Hong Kong, NYC, London, Berlin, Paris, Beijing, Rio, Madrid, Amsterdam, Frisco, e centenas de etceteras. Acredite, e faça bom uso de minhas mais de 5.000 horas de pesquisa: NÃO EXISTE lugar algum NO MUNDO para se comprar "music-related items" que se equivalha às GRANDES GALERIAS.

RNBF comentou certa vez que "a PALAS ATHENA é um bom motivo para se morar em São Paulo"; bem, as GRANDES GALERIAS também são!

(nov/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário