terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Camisa do Mendigo

Muita gente usa camisa com símbolos, imagens e logotipos sem dar importância ao significado ou à mensagem que panfleta. Sinceramente não consigo entender este "desapego": por mais bonita que seja uma estampa, jamais irei trajá-la se não estiver de pleno acordo com o recado irradiado na mesma direção do meu olhar.

(Não consigo aceitar, por exemplo, as propagandas nas camisas de times de futebol. Ou então, para não ser excessivamente "naive", posso até concordar com a propaganda na camisa que a equipe veste em campo - mas não com propaganda na camisa que é vendida ao Torcedor. O apaixonado que compra uma camisa de seu time está comprando... uma Camisa Do Seu Time, e não um outdoor ambulante de sabão em pó ou tempero de galinha. Já tem time com propaganda de desodorante no suvaco; há também calção com propaganda de cueca. Daqui a pouco vai ter propaganda de Hipoglós nos fundilhos dos atletas!)

Da mesma forma, presto bastante atenção às camisas que as pessoas vestem. No entanto é bastante comum que ao perguntar "o que é esta figura na sua camiseta?" eu ouça um "sei lá!" como resposta...

A camiseta cuja estampa mais me marcou era trajada por um Mendigo. Eu os vi há alguns anos, ele e a camiseta estavam na esquina da Rua Maestro Chiaffarelli (continuação da Pamplona) com a Avenida Brasil, em São Paulo. Eu passava de moto e parei no sinal. Tive que resistir para não propor trocar sua camiseta pela minha. Ela tinha um comprido Don Quixote, e ao lado trazia grafado:
"Eu me esforço tanto para ser eu mesmo, e você fica querendo que eu seja igual a todo mundo!"

Até hoje me arrependo de não ter proposto a troca.

(nov/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário