segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quem disse que ser Criança é melhor?

Aos 11 anos de idade, a Filha de minha Prima chega em casa e conta triunfante ter esclarecido uma angústia comum a Meninas de sua idade:
- “Mamãe, descobri como os seios crescem: é com silicone!”

Crianças detestam que lhe suponham uma idade inferior àquelas que realmente têm: pelo contrário, preferem parecer “mais velhas”. Elas não dormem na hora que querem e nem fazem as coisas que querem. Não podem ir a filmes de adultos, nem beber, nem dirigir veículos. Mas desejam fazer todas estas coisas. E muito mais.

Algumas lojas de “roupas adultas” para crianças mais parecem lojas de roupas para anões.

Crianças não estão satisfeitas em serem crianças. Anseiam por crescer, ser adultas e responsáveis, ganharem o próprio dinheiro e cuidarem logo de suas próprias vidas!

No entanto este ponto de vista não chega a ser divulgado, pois crianças não dispõem da possibilidade de escrever livros, de se colocar ou divulgar lamentos na televisão, em livros ou em poesias da forma piegas e sentimentalóide que os adultos fazem, lamuriando chorumelas “como é linda a infância”, “como é belo ser infante” e mais alguns terabites de baboseiras deste naipe. Assim, o conceito com o qual convivemos e que nos oprime é que “é tão lindo ser criança...”, acompanhado de muxoxos, suspiros e olhos revirados.

Ora, nada mais falso! Quem disse que ser criança é melhor? Certamente não foram as crianças!

Diz-se que “viajar é achar que seríamos felizes morando naquele lugar”, ou então que “o Cliente tem sempre reclamação”. Em outras palavras, as pessoas estão sempre insatisfeitas com aquilo que têm. É só por isto que acham que ter uma idade diferente da que têm é que seria bom. E assim, adultos insatisfeitos ficam achando que “o bom é ser criança”.

Não é. Quanto mais idade, melhor. Mais conhecimento, mais sabedoria, mais experiência, mais conteúdo.

Ficar se lamuriando que “criança é que é feliz” soa simplesmente como uma constatação de fracasso pessoal.

(jul/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário