segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Dia do Saci

Todo ano é a mesma coisa.

Com a chegada do Dia das Bruxas, alguns bem-intencionados interessados em resguardar o interesse nacional e preservar os brios patrióticos propõem transformar a data em um “Dia do Saci”.

É uma proposta que não tem um mínimo de criatividade. Pegar uma data que já existe, comemorando uma entidade esotérica, e a transformar na mesma data celebrando uma outra entidade esotérica – apenas sendo esta “brasileira”. Uma tradução, uma aculturação, uma adaptação – algo tão criativo quanto uma versão cover em português de uma música originalmente em inglês.

Um mínimo de inventividade, galera! Para início de conversa, Bruxas existem em todo o Mundo: todas as Mulheres são Bruxas! E a referência aqui não é às maldades, mas à capacidade de seduzir, envolver, enfeitiçar; o conhecimento do sutil, do indireto, do invisível aos olhos. A qualquer hora, em qualquer casa de qualquer Mulher você encontra sempre uma panela no fogão aceso, mesmo que esquentando somente água – um verdadeiro “caldeirinho”. Esta habilidade feminina para misturar ingredientes no caldeirão é puro sortilégio (falo de cadeira, pois sou um maneta na cozinha)!

Uma das mais interessantes características feiticeiras femininas é a capacidade de conversarem entre si  sem que os Homens à volta compreendam. Já presenciei a cena diversas vezes: estou em uma roda feminina de bate-papo, e de repente o assunto fica tão interessante – ou pessoal – que elas continuam conversando e eu de repente não entendo mais nada!!! Compreendo as palavras que estão proferindo, mas não sei o que estão dizendo, todas falando com extrema velocidade e ao mesmo tempo – e se entendendo!

Não, não sejamos silvícolas, não nos valhamos de um orgulho provinciano para cometer o sacrilégio de acabar com o Dia das Bruxas. Concordo plenamente que o Saci merece o seu dia, mas não usurpando o 31 de outubro. Minha proposta é outra: uma vez que o Saci é escorregadio, fugidio, aparece somente de quando em quando, é difícil de se ver... sugiro que seu dia seja o 29 de fevereiro. De vez em quando aparece. De vez em quando é avistado. Mas só de vez em quando.


29 de Fevereiro: o verdadeiro Dia do Saci.


(31/out/2011)

Um comentário:

  1. E já temos o cosme e damião para a distribuição de doces...

    ResponderExcluir