segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Lugar da Energia Parada

Tenho um ritual de final de ano que vai ficando mais exacerbado quanto mais vivido vou ficando.

Dezembro é uma época perfeita para deixar para trás coisas que não devem fazer parte do Novo Ano. Para ter um Feliz 2012, é necessário começar a prepará-lo desde já. Acabar com os shampoos que estão no finzinho, por exemplo – e ter o prazer de jogar a embalagem vazia no lixo. Usar aquele lindo sabonete importado ganho há tempos e guardado em uma gaveta e... nossa, está com cheiro de coisa velha! É deprimente  ter coisas amarelando em armários, sabonetes e cremes ressecando, comidas perdendo o gosto, itens de toilete perdendo a validade, acumulando mofo e ranço além de ocupar espaço.

Acabar com bebidas que estão abertas. Esvaziar a geladeira e a dispensa. Queimar as velas que estão pelo meio, e também aquelas vetustas varetas de incenso. Dar as roupas paradas há anos mas que "são tão boas, ah, um dia eu vou usar”... e nunca saem do armário, enquanto tem gente com frio, usando roupa velha e rasgada, passando necessidade, e que adorariam suas roupas paradas. Abrir espaço no armário, ter cabides sem nada pendurado, e lugar para sapatos novos. Energia estagnada é uma pesada âncora na caminhada; drena e empaca, e não faz parte do Futuro. Hebe Camargo participou de uma belíssima campanha em 2011: “Roupa Boa A Gente Doa”. Remexer tudo, reorganizar armários, gavetas e prateleiras, tirar pesos das costas e da vida. Começar o Novo Ano com leveza, disposição e espaço. Aproveitar este final de ano e se desfazer de peças inúteis que serão úteis para outros.

Para você o espaço vazio será muito mais útil do que a coisa inútil parada.

(Sim, este raciocínio se aplica também àquele relacionamento que você sabe que só está te empacando, e que não tem lugar em um futuro ensolarado...)

Limpar a vida. Ser leve. Fica mais fácil ir mais longe.


(dez/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário