sábado, 25 de fevereiro de 2012

Por Minha Máxima Culpa

Não admiro quem só reclama.

Passamos nossas vidas ouvindo gente reclamar. Você liga o rádio e se satura de pessoas que consideram que estão cumprindo seu dever cívico ao apontar alguma falha. Acham que por ter reclamado já fizeram a sua parte. Interferir para consertar o erro? Ah, isto dá trabalho! Isto é com o Governo. É com o Síndico. É com algum Responsável. É com os Outros. Eu já reclamei, e portanto já fiz muito; já fiz a minha parte.

Qualquer um pode reclamar, “talk is cheap”: não exige qualquer preparo. A primeira coisa que um bebê faz na vida é reclamar. E passa os anos seguintes – às vezes a vida toda – reclamando.

Não, eu não admiro quem só reclama. Admiro quem age, admiro quem faz. Quem toma atitudes para corrigir o malfeito. Quem se mexe. Não admiro quem reclama do barulho da obra no terreno ao lado na tarde de domingo, mas sim quem liga para a Polícia e registra uma queixa. Não admiro quem reclama da lixeira do prédio novo em sua rua estar chumbada no meio da calçada, mas sim quem registra isto na Prefeitura e consegue a correção. Não admiro quem fica resmungando que os vizinhos no cinema estão falando alto e sem parar, mas sim quem se dirige a tais vizinhos e diz: “vocês estão sendo desrespeitosos”.

Já fui extremamente crítico quanto à expressão “por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa”, por julgá-la um incentivo exacerbado à auto-recriminação paralisante e um exagero de auto-censura tolhedora. Mas mudei de idéia: hoje acho que TUDO que acontece é nossa responsabilidade. Eu deveria ter previsto, eu deveria ter preparado, eu tenho que agir para corrigir. Eu sou o responsável. Por tudo. Tenho a obrigação de agir para melhorar tudo.

É tudo minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa.


(fev/2012)

Um comentário:

  1. 100% das falas do "reclamāo" começam com: "..nāo, eu sei, .....mas é que....." ... Também nāo os admiro nāo!

    E, reclamar de tudo uma escolha, um estilo de vida. DIscordo que nascemos reclamando, o bebê não reclama, ele expressa uma necessidade ou sensaçāo. Ai por volta dos 18 meses APRENDE que chorando o atendimento é express ... E começa a reclamaçāo!
    E ai, eu sinto muito mas os pais decidem que tipo de adulto vāo formar, porque os pais têm somente 2 opções pra "atender" a reclamaçāo do pentelho: IGNORAR, ou RECOMPENSAR!!!

    ResponderExcluir