sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Global Seed Vault


Entre a cidade de Longyearbyen e o Aeroporto, na Ilha de Svalbard, encontra-se o GLOBAL SEED VAULT. Apelidado de “Silo do Juízo Final” ou “Arca de Noé Vegetariana”, o GSV é um repositório com capacidade para 2,25 bilhões de sementes - sendo 4,5 milhões de tipos diferentes - buscando representar toda a diversidade botânica do Planeta (imagina-se que existam 1,5 milhões de tipos diferentes). A idéia é que caso alguma espécie se torne extinta, seja possível recuperá-la. Projetado para resistir a mudanças climáticas, guerra nuclear e até ao impacto de um asteróide, o "Cofre" ou “Silo” foi inaugurado em 2008, e atualmente conta com cerca de 775 mil espécies diferentes de sementes. Não consegui descobrir a quantidade total de sementes armazenadas no momento, mas são mais de 300 milhões.

Svalbard foi escolhida por: i) estabilidade política e social da Noruega, ii) temperatura média anual da camada permanente de gelo (“permafrost”) de -18°C, facilitando a conservação caso haja algum problema no fornecimento de energia, e iii) inatividade tectônica na região. O Silo está construído 130 metros acima do nível do Mar, para evitar inundação mesmo no caso da camada de gelo derreter, ou na eventualidade de algum outro cataclisma que eleve o nível do Mar.

Não é possível ao visitante – ou ao depositante de sementes, pois o GSV funciona exatamente com um Banco, com depósito e retirada de sementes – entrar no recinto. O máximo que se pode observar é a porta de entrada. Não existe staff permanente, e não há uma única pessoa que tenha todos os códigos necessários para entrar.

Coloco nesta postagem algumas fotos que fiz no local, bem como da vista para dar uma idéia da altitude. As informações deste texto foram extraídas do Guia Lonely Planet, do site oficial do Global Seed Vault e da Wikipedia (de onde também retirei o mapa do interior das instalações).

(08/fev/2013)








Nenhum comentário:

Postar um comentário