quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Snowmobile em Svalbard


Na Ilha de Svalbard fiz hoje um safari de 9 horas em snowmobile, rodando mais de 100km. Almocei na cidade russa de Barentsburg (Баренцбург).

O traje de astronauta perfeitamente aquecido que é oferecido aos participantes reforça a expressão norueguesa que reza que "não existe frio; você é que está mal vestido". Permanecemos confortavelmente aquecidos mesmo em uma moto sobre puro gelo a 60 km/h a uma temperatura de -20°C no inverno do Pólo Norte: a roupa é praticamente um escafandro, a bota um hidrante preto; bataclava de lã, meias hiper-grossas de lã (tudo com peças adicionais por baixo) e luvas de 2 dedos (1+4) de lã e couro.

Avistamos diversas renas, que não temem a aproximação. Às duas da tarde a escuridão já era de uma noite fechada. No caminho de volta, uma linda Aurora Boreal verde acima de um vale.

Um dos programas mais espetaculares de minha vida.









2 comentários:

  1. Hi Dear,

    Fiquei curiosa, é um snowmobile para cada um? Quem dirige?
    Kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um dirige seu próprio snowmobile. É necessário apresentar carteira de motorista (pode ser a brasileira, mesmo). É muito fácil aprender, e mesmo quem não sabia dirigir moto aprendeu em poucos minutos. E deliraram!

      Excluir