sábado, 5 de março de 2016

A Subserviência da Torradeira


Uma das maiores provas da subserviência brasileira àquilo que vem já mastigado dos Estados Unidos são as torradeiras de pão.

Como era gostoso o meu francês
Nos EUA o pão que mais se consome nas residências é o pão de fôrma, em formato de torrada ‘quadradinha’. E assim as torradeiras americanas são dimensionadas “accordingly”; têm o tamanho certo para acomodar o pão de fôrma tão fácil e comodamente encontrado em supermercados, delicatessen, convenience stores e afins.

Já no Brasil, a preferência recai pelos pães artesanais (86%), notadamente o pão francês (52% do consumo); apenas 14% são pães industrializados (*). Justifica-se: aqui existem muitas Padarias, mão-de-obra abundante e de qualidade, pão fresquinho – e muito mais gostoso – a toda hora.

Moderna, linda e preguiçosamente inadequada
E qual o formato das torradeiras vendidas no País? Antigamente tínhamos aquelas adequadas a nossos pães, mas já há muitos anos somente se encontra torradeiras com dimensionamento... americano!

As torradeiras vendidas no Brasil não se destinam aos pães mais vendidos no Brasil.


(*) algumas fontes utilizadas: ABIP (“A importância do Pão do Dia (Tipo Francês) para o segmento da Panificação no Brasil” em http://www.abip.org.br/imagens/file/encarte6.pdf) e SEBRAE (http://www.padariamoderna.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=850)

(SP, mar/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário