terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

As Três Rainhas


Um dos mais importantes aspectos de ser um Bom Administrador – se não O mais importante aspecto – é a montagem da Equipe.

Tio LCF costuma dizer que só contrata gente que seja mais inteligente do que Ele – não quer perder tempo explicando tudo over and over again, ou ter que ficar supervisionando se as Atividades foram cumpridas a contento.

As paredes de sua Empresa eram cheias de frases conceituais sobre Trabalho. Uma que me marcou profundamente – e jamais vi novamente em nenhum outro lugar – dizia:
“Gente de Primeira se cerca de Gente de Primeira; Gente de Segunda se cerca de Gente de Terceira.”

Escolher (e motivar) a Equipe, este é o Caminho!

Conto de um Rei que foi idolatrado por seus Súditos tendo feito apenas um único Discurso – de apenas um parágrafo - em toda a sua Gestão.

Foi no primeiro dia, e dizia mais ou menos assim:

- “Meu Povo! Tentarei honrar-vos com meu Reinado! Para tanto, apresento-vos vossas 3 Rainhas: a Rainha Ana, a Rainha Asa e a Rainha Ala. As três estão completamente capacitadas a serem vossas Rainhas. São Sábias, são Justas, são Inteligentes, são Dedicadas; serão ótimas Rainhas. Caso algum dia haja alguma necessidade por qualquer motivo, estarei aqui: Eu Sou Vosso Rei. Mas enquanto isto não é necessário, ficais nas Mãos delas. E sede Felizes!”

O Rei se recolheu a seu Castelo onde ficou a ver Filmes, a ler Livros e a escrever um Blog. Pegava Sol e se Banhava. Cuidava do Castelo, que estava sempre arrumadíssimo. Aparecia em Feriados e Festas Nacionais, quando o Folclore o exigia. Até mesmo falava algumas Palavras de incentivo em público e em púlpito. Era amado por seu Povo, e não precisava fazer o menor esforço para isto.

A Escolha da Equipe. O resto é Conseqüência.


(Ipanema, 20190225)

Nenhum comentário:

Postar um comentário