segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aconteceu no Velório do Getúlio Vargas

Por ter sido Presidente do então Departamento Nacional do Café (DNC), meu Avô paterno foi convidado ao velório de Getúlio Vargas. Ele levou um de seus Filhos (meu Pai) e uma de suas Filhas (minha Tia), e também o sogro de meu Pai (meu Avô materno). A história que se segue foi portanto testemunhada por quatro membros de minha Família.

O ambiente era evidentemente de consternação e comoção no salão principal do Palácio do Catete. Quando o corpo do Presidente morto chegou ao salão, todas as lâmpadas explodiram ao mesmo tempo! Foi assombroso, e deixou todos (obviamente) atônitos.

Alguns anos mais tarde meu Pai contou esta história a um amigo chamado Reinaldo, que na época do velório era repórter do CORREIO DA MANHÃ. E o Reinaldo comentou:
- "Então você estava lá?! Eu também estava... Foi impressionante!"
Papai indagou por quê então nada havia sido noticiado sobre o ocorrido.
-"Porque as redações dos jornais não deixaram", foi a resposta.

Passadas várias décadas, curiosamente até hoje nada foi publicado a respeito.

(abr/2010)

2 comentários:

  1. Achei muito interessante, por que minha mãe me contava esta mesma estoria!

    ResponderExcluir
  2. Li recentemente uma pagina no site G1 na qual um jornalista do antigo Correio Carioca, Evandro Carlos de Andrade, morto há 10 anos, narra suas lembranças de início de carreira e se refere ao episódio como se alguém, no meio da multidão, tentasse se pendurar num lustre que acabou se espatifando no chão. Acho que vale a pena dar uma olhada:
    http://g1.globo.com/platb/geneton/
    Abraços
    RICARDO

    ResponderExcluir