1945 foi um ano histórico para o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA. Seus atletas ganharam todos os torneios de que participaram: basquete, natação, volei, futebol, remo, arco-e-flecha, esgrima, boxe, cuspe à distância, bola de gude, etc. Naquele ano o Vasco da Gama foi "Campeão de Terra, Mar e Ar". Ainda por cima, no futebol os títulos municipal e carioca se deram sem nenhuma derrota.
Para celebrar aquele que foi considerado "um ano de ouro", o Clube colocou uma estrela dourada em sua bandeira, que até então não tinha nenhuma.
Em 1947 e 1949 o Vasco conquistou novamente o Campeonato Carioca de Futebol de forma invicta, e na bandeira foram colocadas a segunda e a terceira estrelas - mas isto desvirtuava e reduzia o significado daquela primeira estrela.
Atualmente as estrelas têm outros significados, mas aquela referente a 1945 permanece.
Entre outras homenagens a seu Presidente naquele ano de 1945 - meu Avô Jayme Fernandes Guedes - o Vasco concedeu-lhe o Diploma que ilustra este 'post', que é baseado na memória de histórias contadas por seus Filhos ao longo de minha infância, adolescência e maturidade.
(abr/2010)
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário