terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Chegada ao Pólo Norte


Apesar da precariedade, as fotos abaixo (tiradas da janela de um avião da SAS) registram minha chegada ao Pólo Norte. O avião se encontra acima das nuvens, e é possível observar a luz do Sol longínquo enquanto abaixo a noite ártica mantém em ininterrupta escuridão o Mar Ártico congelado. Estou no momento em LONGYEARBYEN na Ilha de SVALBARD, a uma latitude acima de 78°S - o local mais ao Norte permanentemente habitado pelo homem. Como estamos no Inverno, o Sol não "nasce" - existe apenas uma penumbra que dura poucas horas. Alguns avisos são redigidos em cirílico, vide a placa no Aeroporto (tirada na escuridão das 14 horas).

Saudações austrais!








2 comentários:

  1. Tudo se passa no continente( ? ) onde pesquisadores franceses descobrem um sinal que é emitido das profundezas do solo. Com a ajuda de quase todas as nações da Terra, cria-se uma expedição com os maiores sábios técnicos de diferentes áreas e de todas as partes do mundo e inicia-se uma jornada ao centro do Pólo (?)

    A fantásticos mil metros de profundidade de gelo e rocha, descortina-se aos olhos da humanidade restos de uma civilização muitíssimo mais avançada, congelada a novecentos mil anos. A galeria aberta no gelo conduz a expedição a um abrigo, onde dormem congelados (?)


    A noite dos tempos (Rene Barjavel)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A Noite dos Tempos" é fenomenal! Li quando tinha 13 anos. Posteriormente li do Barjavel "Devastação - A Volta À Natureza", que igualmente me marcou. Muito bem lembrado, tks!

      Excluir