quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dog-sledding em Svalbard


Tem gente que gosta de cachorros. Não é o meu caso. Mas eu não poderia deixar de ir ao “dog-sledding”, definido pelo Lonely Planet como “the iconic Svalbard winter activity”.

Um “passeio padrão” dura 4 horas, porém a maior parte deste tempo você gasta se preparando. Primeiramente a roupa: escafandro, botas do tamanho de hidrantes, gorro de pêlo de animal, luvas de pêlo e couro, e muitos etcs. Após o primeiro contato-piegas turistas x cães (huskies alsacianos que lembram muito os nossos vira-latas), cada equipe (composta por 2 pessoas) tem que pegar os próprios cães e fixá-los aos trenós. O problema é que os bichos são hiper-ativos (beirando a histeria) e ficam pulando, mordendo e urrando ininterruptamente. Dei sorte de pegar a Gianca como companheira de equipe, que adora cães e tem um jeito especial com eles: ela os pegava em suas casinhas e os emparelhava, e e ficava apenas com o (árduo) trabalho de segurar os bichos ganindo, puxando e mastigando as correias, tentando se livrar delas (às vezes, conseguiam!).

O Passeio de trenó dura cerca de 1½ hora, e é ótimo. Os cães param de latir e dedicam sua energia a correr e puxar o trenó, que desliza macio e silencioso – ao contrário das ruidosas snowmobiles. Os bichos são enérgicos, e você passa quase todo o tempo pisando no freio. São duas pessoas por trenó, uma vai de pé no comando do freio e a outra vai sentada no “berço” carregando a âncora. Para quem vai de pé, as instruções:
- “There are two basic rules for dog-sledding: first, always hold the bar; and second, never let go the bar!”.

Na metade do caminho, trocamos. Embora ir sentado permita fotos e filmes, existem três inconvenientes: 1) voa neve das patas dos cães, e parte atinge seu rosto; 2) quando o trenó passa sobre uma pedra, o amortecedor é a sua bunda; e 3) de vez em quando você é atingido por uma nuvem fétida com fortíssimo cheiro de ovo-esgoto-podre, provavelmente flatos emitidos pelos huskies alsacianos forrados de peixe. Overdose de Ômega-3 digerido fede MUITO!!!

O passeio foi por dentro de um fjord congelado, com a Mina 7 de carvão ao longe. O Céu estava roxo. Mais uma vez vimos algumas renas.

De volta ao canil, o trabalho inverso de desemparelhar os cães e retorná-los a suas casinhas. Alguns entusiastas ainda vão alimentá-los.

Um passeio de turista no Pólo Norte. Obrigatório, é claro!












(07/fev/2013)

Um comentário:

  1. Demais. E amei meu trabalho de pegar os cães. Tem que gostar muito de cachorros pra fazer isso.

    ResponderExcluir