quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Onda de Calor


Rio, São Paulo e boa parte do Brasil vão passando por uma pavorosa e inclemente onda de calor já há mais de 6 semanas, desde o final de 2013. Os termômetros assinalam temperaturas superiores a 35ºC, mas a sensação térmica de abafamento muitas vezes supera os 45ºC, remetendo ao que diz o Coronel Miles Quaritch no início de “Avatar”: “(...) se realmente existe um lugar chamado Inferno, vocês vão querer tirar férias lá (...)”!

As estatísticas publicadas dizem coisas como “há 70 anos não fazia tanto calor assim”, “desde 1943 os dias não há dias tão quentes”, etc.

E logo uma alcatéia de profetas do apocalipse que não consegue se aprofundar mais do que 1 centímetro nos assuntos começa a ulular:
- “É o aquecimento global! É a resposta da Natureza às agressões do Homem!”
O raciocínio extremamente complexo e sofisticado é: “está quente... então a culpa é do aquecimento!”

O que estas toupeiras não enxergam é que se já fazia esta temperatura há 70 anos atrás, então é evidente que não estamos piorando - no máximo, repetindo.

Não é que não haja aquecimento global. Mas simplesmente constatemos que verões com altas temperaturas são cíclicos e recorrentes, e não são nenhuma novidade.

O pior é que estas toupeiras alarmistas encontram espaço na Imprensa...

(05/fev/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário