domingo, 10 de janeiro de 2016

O Vento que vem do Sul


Pesada devido à baixa temperatura, a massa de ar sai do Pólo Sul e avança sobre o Mar Antártico, empurrando de sua frente o ar mais quente, que se afasta para os lados ou então para cima, para a parte alta da Troposfera.

Em seu caminho para o Equador a massa polar passa pelo Oceano Atlântico, e após percorrer mais de seis mil quilômetros atinge o litoral brasileiro e chega à costa do Rio de Janeiro. Passa por cima de Leblon e Ipanema, e prossegue com furor sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas ali encontra pela primeira vez um obstáculo; um súbito paredão de cimento, um prédio alto, largo e estreito que ousa se interpor no trajeto definido há milênios por Thor.

Os janelões são de vidro, e com frenesi sibilante o vendaval busca atravessar suas frestas. O obstáculo seguinte é uma parede que divide o apartamento ao meio, longitudinalmente. Mas há de haver uma porta, e o vento a procura e encontra, e a ela se dirige impetuoso.

Mas comumente a encontra trancada! É o único jeito desta porta se manter fechada mediante tamanho ataque. E assim sendo, o vento só consegue passar quando o dono da porta o permite.

Ali reside um Guardião, que determina a vazão de ar entre o Pólo Sul e o Equador.

(RJ, jan/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário