quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

As Delícias de se saber Terminal


Vejo em filmes cá e acolá cenas de Pacientes sendo informados por seus Médicos que suas situações são irreversíveis. Estabelece-se então um Drama, e o Paciente indaga com voz lúgubre, trêmula e ansiosa:
- “Quanto tempo eu tenho, Doutor?”

Confesso nunca ter compreendido a aflição e agonia da situação; a meu ver, deveria ser motivo de Júbilo! Se não, vejamos:

Todo Mundo vai morrer – ao menos, é disto que tentam me convencer. A questão então se torna: é preferível saber quando isto ocorrerá, ou não sabê-lo?

Suponhamos que o Bom Doutor te olhou compungido e falou com voz embargada:
- “Três meses...”

A reação correta a meu ver deveria ser:
- “YES!!!!!!”

Serão os 3 melhores meses de sua Vida! Acabou-se a preocupação, acabou-se a aporrinhação, dentro de 3 meses Você estará livre! Livre dos boletos, livre das coisas que não funcionam, livre desta Raça que se empenha em te enganar, te explorar, te iludir. Livre dos 75 kg de Corpo que te trazem dores e transtornos. Livre dos Vizinhos que tocam instrumentos musicais alto, livre dos cachorros cagando na Praia e seus donos arrogantes, livre do Desrespeito. Livre da galera obtusa e preguiçosa, livre da Irracionalidade. Você terá 3 meses para distribuir seus Bens, fazer outras Pessoas felizes, tirar todo o peso de suas costas e de sua responsabilidade. Vai visitar aquelas Pessoas a quem deve Visitas há tantos anos - e como elas ficarão felizes! Vai comer de tudo – literalmente –, viajar se quiser, e ainda receber aqueles reconhecimentos emocionados que só se vê nas entrevistas depois que uma Pessoa - qualquer Pessoa - se vai. E vai agradecer com um sorriso superior e distante, de compreensão: "é claro, é claro...". Você já está além disto tudo.

Sim, Você sentirá saudade de algumas coisas: do café expresso, do Club de Regatas Vasco da Gama, dos milk-shakes de chocolate, da pipoca, dos livros, filmes e Rocks pesados & progressivo, de algumas Mulheres e de alguns Amigos. Mas neste tempo vai aproveitar o Nascer e o Pôr do Sol, o Nascer e o Pôr da Lua, vai olhar a Via Láctea de cima de Montanhas e à beira de Lagos. Talvez viaje para Rapa Nui, vá visitar os Pingüins ou ver a Aurora Boreal. Tudo como se o Mundo fosse acabar amanhã, pois afinal ele vai mesmo.

Porquê Você não viveu desta forma antes? Bem, cada qual terá seus motivos; afinal, “o Homem é o único Animal que não sabe o quê veio fazer neste Planeta”...

Como ouvi certa vez em uma Aula de Filosofia:
- “O Mundo é uma Festa: Você chega e a Festa está acontecendo; Você vai embora e a Festa continua!”

Eu detestaria ir embora sem saber que fui; acordar em Outra Existência sem o entendimento do quê aconteceu, tendo esta Existência se encerrado abruptamente. Faço questão de saber o momento exato de minha Passagem, considero incompreensível celebrar-se que alguém “morreu dormindo, em Paz”; em Paz é o cacete! É a celebração da Ignorância; não saber o que aconteceu consigo.

Três meses. Está de bom tamanho.


(Ipanema, 20190220)

Um comentário: