quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Meu Primo João


Passo a Vida garimpando Inteligência, Cultura e Honra.


Meu Primo João tem a mesma dependência que Eu quanto a papel-toalha. Ele me ensinou seu método pessoal, que considerei irrepreensível: simplesmente carrega o rolo inteiro de papel-toalha pela casa, para onde quer que esteja, principalmente em refeições! De uma praticidade e clarividência ímpares; quando Você me vir carregando um rolo, já sabe quem estou reverenciando.

Certa vez conversava com Ele a respeito das dificuldades de escrever e tornar público aquilo que penso. Dependendo do Texto, uma ou outra Pessoa pode se sentir ofendida, magoada, melindrada. E com isto cresce imensamente a quantidade de Ensaios que escrevo e não posto. Chamo tais Textos de “Panda Unpublished”. Pois João me falou que um Escritor não pode se importar com a reação de quem quer que seja. Ele escreve o que sente, coloca sua Alma para fora; e quem não entender, não concordar, ou se sentir ofendido, que pare de lê-lo. Mas que não prive os muitos por causa de alguns poucos. Dar a Cara a tapa, se expor, e aturar as conseqüências; esta é a estrutura do Escritor. (Embora concorde plenamente com Ele, ainda não cheguei a este nível de Coragem; continuo me preocupando com as poucas Pessoas que ficarão desagradadas. Mas confio que um dia chegarei onde João idealiza.)

Ele jamais recomenda um Livro. Cada conversa significa a recomendação de dez ou doze, sobre os mais variados assuntos, complexos, profundos, esclarecedores e divertidos, sempre inteligentes, sempre instigantes, sempre descortinadores de horizontes. Leio em média 1 Livro por mês; creio que em toda a minha Vida não conseguirei chegar a ler sequer a metade dos Livros que Ele me sugeriu.

João é uma Pessoa Iluminada. Não vou me estender (e “estender” aqui é a Palavra perfeita) sobre suas conquistas acadêmicas, profissionais e pessoais. Apenas registro que se fosse estabelecer “notas” para Inteligência Abrangente + Cultura Útil, nunca conheci alguém que conseguiria uma Soma maior do que Ele.

I Love You, John!

Nós todos te amamos, João!

Todos que te conhecem te amam.


(Cosme Velho, 20190821; Happy Birthday Wanda GG!)

2 comentários: