quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Radiateur


Frio extremo e temporão em São Paulo. Vou à festa de 40 anos de uma Amiga. O requintado apartamento está lotado de Mulheres, quase todas na mesma faixa etária da Anfitriã, e com uma minoritária participação masculina. O perfil feminil é uniforme: em excelente forma, as convivas vestem trajes elegantes e provocadores que mais ressaltam os dotes físicos do que as protegem do frio. Os Maridos fazem parte do passado. Garçons servem champanhe e vinho a granel, e garçonetes se encarregam de deliciosos e delicados canapés – tudo com extremo apuro e bom gosto.

Perto de 50 vozes femininas simultâneas são a trilha sonora do evento, abafando o som de “Tourist”, do St. Germain. Sempre me impressiona a capacidade das Mulheres de conversarem animadamente à minha frente, várias falando e se entendendo ao mesmo tempo sem que eu alcance uma única palavra do que está sendo dito.

A alturas tantas me vejo em um quarto onde 8 ou 10 Senhorinhas comentam a respeito de seus Ex-Maridos. Estão apartadas de convenções, e portanto à vontade para reprovar acidamente as atitudes pouco esmeradas e nada cavalheirescas dos ex-bofes. Reclamam da sem-cerimônia com que removiam taludas catotas dos narizes e expeliam sonoros e fétidos flatos na frente delas; comentam a “falta de educação”, “falta de gentileza”, “falta de respeito”, “falta de tato”, “falta de simancol”. Talvez enquanto estivessem casadas elogiassem a “enorme intimidade” que tais atitudes simiescas representavam; mas agora, livres para falar o que realmente sentem, trucidam sem piedade a deselegância dos antigos caras-metade.

Começo a dialogar desinteressadamente com uma Dama. E do alto da ingenuidade de meus cinqüenta e poucos anos comento inocentemente:
- “Uma das vantagens de ser Homem são as roupas. Eu estou trajando sapatos macios, meias de algodão, calça comprida e mangas compridas. Já vocês estão todas com desconfortáveis scarpins, de pernas e ombros de fora, decotadas e desprotegidas. Como é que vocês não ficam com frio???”

Ela encosta o corpo no meu, e sussurra lasciva e malemolente em meu ouvido:
- “São os hormônios!...”


(out/2012)

4 comentários:

  1. Hahahaha. Excelente texto. Ri alto!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou mega friorenta e, na minha época das baladas, sempre me perguntava o por quê da mulherada sair quase nua. Minha teoria é o puro e simples "fogo no r*bo". Contudo, entretanto, porém, a resposta que a amiga te deu a respeito dos hormônios me convenceu. Acho que a menopausa, ou a proximidade desta, deve fazer a temperatura corporal feminina ir às alturas, segundo relatos de amigas.

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou mega friorenta, um amigo até me apelidou de lagartixa! Mas achei ótima a resposta da "moça"!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou mega calorenta!!!! Tem calor demais correndo nas minhas veias!!!!

    ResponderExcluir