domingo, 20 de maio de 2012

Um Panda na África


Um Panda Em Saturno tira breve período de férias e segue para a África do Sul, com planos de fazer (muitos) safaris, trekking em canyon, navegação em represa, caminhada por falésias com mirantes de reservas de baleias, visita a colônia de pingüins, vinícolas, etc. O evidente entusiasmo com a viagem  gerou até mesmo a compra de uma nova máquina fotográfica!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hecatombe Iminente


Nasci em 16-06-56, e no próximo dia 16-06 completo 56 anos. Esta conjunção numérica, que alguns incrédulos poderiam tachar de mera coincidência, traz embutido um único significado: nosso Planeta está a beira de um cataclisma cósmico!

A confluência dos números indica um alinhamento planetário místico entre a galáxia de Andrômeda, a lua Enceladus e o Triângulo das Bermudas. A estrela Alpha Centauri estará em sua máxima aproximação com a Terra nos últimos 6.372 anos, oferecendo um espetáculo de beleza indescritível e que não se repetirá antes de outros 437 séculos e meio. Para visualizá-la basta apontar uma luneta com magnitude 250x na direção da constelação de Hierofante; o pontinho roxo bem perto do cú do escaravelho é Alpha Centauri, ofuscando resplandecente em todo o seu fulgor.

Infelizes aqueles que não seguem o calendário gregoriano, pois estão sujeitos à influência destes números cabalísticos sem o saberem – da mesma forma que os animais, as plantas, as estrelas e o Destino, joguetes e fantoches nas mãos da magia numerológica.

É uma pena que eu não tenha naiscido em 17-07-57: a Humanidade teria adicionais 2 anos, 1 mês e 1 dia pela frente...

Paciência!


(maio/2012)

domingo, 13 de maio de 2012

Não brigue com o Amante de sua Mulher


Quando se conheceram, ela tinha um Namorado de muitos anos do qual reclamava contínua e pesadamente. Eventualmente começaram a sair juntos, com freqüência crescente, e a afinidade entre ambos era evidente. Cada vez mais e mais evidente. Ele chegou à certeza de que era uma opção muito melhor para ela do que aquele Namorado de longa data. Ela provavelmente também sabia disto; mas movida por uma plêiade de sentimentos de culpa, obrigação, remorso e mais culpa ainda, não conseguia se desvencilhar daquele Zumbi que vivia a muitos quilômetros de distância.   

A situação se prolongou por muitos meses. Até que certo dia estavam indo juntos para uma Festa, eufóricos e felizes por estarem juntos, e ele considerou que era chegada a hora de melhorar a vida de todos:
- “Estou te pedindo oficialmente em namoro.”
Ela levou as mãos à cabeça e se curvou até encostar no painel do carro, e pranteou:
- “Não faça isto comigo!”

Em alguns meses mais estavam finalmente namorando. E completamente felizes.


“Rentabilidade passada não assegura rendimento futuro”. Devemos estar sempre com alguém que seja a melhor alternativa possível para nós, da mesma forma que a pessoa deve estar conosco por sermos a melhor alternativa possível para ela. Neste momento e no futuro, e não porque um dia o passado foi lindo e maravilhoso.

Você quer que alguém fique com você mesmo sabendo não ser a melhor opção para esta pessoa? Sabendo que ela seria mais completa, feliz e sorridente se estivesse com outro? Imposição, e não conquista? Que espécie de auto-estima você tem?

Se sua Mulher ou seu Marido tiverem tiverem Amante, tenha em mente que sua relação não é com tal Amante mas sim com seu Parceiro (pessoalmente considero ter Amante uma poltronice, mas este é outro assunto). Você não tem nenhuma satisfação a tomar com tal terceira pessoa; foi seu Parceiro quem optou, e provavelmente o fez porque você deixou de ser a melhor opção. A culpa é sua, a responsabilidade é sua – transferí-la a outro é covardia, é fugir do real problema: você mesmo.

Quem não quer ninguém dando em cima de sua Esposa deve se casar com uma Alcéia Mocréia Baranga Dragão. De minha parte, não quero uma Companheira pela qual ninguém se interesse; pelo contrário, prefiro uma Mulher que todo mundo dê em cima. Atraente, interessante, fascinante. Não desejo uma Mulher que fique comigo por falta de opção: quero que tenha todas as opções do Mundo.

Uma Mulher que, entre todas as opções do Mundo, escolha a mim.


Nota:
A história que inicia este texto pode ter acontecido comigo.
Neste caso, posso ser tanto o Namorado novo como o antigo.
Talvez ela tenha acontecido com alguém que conheço, e eu tenha acompanhado de perto.
Talvez os sexos estejam invertidos.
Ela pode também ter sido inventada.
Não faz a menor diferença.


(mai/2012)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Start spreading the news


Um importante momento em nossas vidas profissionais é quando escrevemos a mensagem de despedida ao deixarmos um trabalho.

Trata-se de uma circunstância que mistura Pessoal com Profissional, Racional com Emocional, às vezes Gratidão com Destempero... são algumas poucas palavras para uma multitude de sentimentos.

A melhor mensagem de despedida que vi em toda a minha vida profissional foi de SdCR. Ela estava deixando o Banco, e seu sentimento não era exatamente de entusiasmo. Na época, estávamos com uma campanha de marketing na praça cuja trilha sonora era “New York, New York” de Frank Sinatra. A mensagem foi singela e completamente objetiva:

Subject:                       Start spreading the news...

Corpo da mensagem:     ... I’m leaving today!

E só!!!

Como curiosidade, relembro a mensagem que enviei ao sair do Banco e da Administradora após 17 anos. Chamava-se “Pride”: 
I believe we should pursue the actions which will make us proud when we look back and evaluate our lives.
I will always be extremely proud for having been part of this Company for 5 + 12 years.
I will maintain contact, but from now on only as Customer - and Friend.
As Customer, I ask you to continue taking good care of me, as it has always been.
As Friend, I thank Citibank, Credicard and You for all the good things we shared in this period.
Regards,
MG

(mai/2012)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Pior Forma e o Melhor Remédio



Alguém indaga em uma Rede Social:
- “O que devo fazer para tomar mais água? Tenho sede diversas vezes por dia, mas nem assim eu bebo água!”

Podemos sugerir duas alternativas. A primeira é se internar em um Hospital e passar o dia – ou os dias – tomando soro. Soro hidrata, e assim este Alguém não precisará beber a água. Injeta!

A segunda alternativa é um remédio ainda melhor: basta ter uma pedra nos rins. Trata-se de uma dor que começa pequena e que vai crescendo sem parar, ininterruptamente, interminavelmente, até chegar a um ponto em que não existe outra coisa no Universo – e mesmo assim continua aumentando. Tive uma pedra no dia 03 de outubro de 2010, e uma tosca descrição da devastadora experiência está em “A Pedra e a Receita” (http://www.umpandaemsaturno.com/2010/10/pedra-e-receita.html)

Fato é: quem tem cálculo renal uma vez, nunca mais deixa de tomar muita água.

Triste isto, uma história que mostra uma desanimadora imagem de nosso comportamento. Sabemos que tomar água é importante, passamos a vida ouvindo sobre tal necessidade. E com muitas outras coisas acontece o mesmo; quase sempre sabemos o que deveríamos fazer. 

Mas só aprendemos da pior forma possível.


(mai/2012)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Velho é a Vovozinha!




Ao decidir ter seu primeiro Filho (ou Filha), lembre-se: se ele (ou ela) pensar igual a você, quando tiver o dobro de sua idade atual você será Avô (ou Avó)!



(mai/2012)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Quem compra CD?


De repente virou moda perguntar:
- “Quem ainda compra CD?”
, complementado pelo depoimento:
- “Eu nem me lembro qual foi o último CD que comprei!”

A mensagem implícita é: “eu não compro mais CD, logo sou muderno”. No entanto, não é por ser muderna que a pessoa deixa de comprar discos.

Desde sempre existem dois tipos de ouvintes de Música (talvez mais, mas vamos nos ater a estes dois): os que ouvem músicas individuais, e os que ouvem obras inteiras. Aqueles que gostam da música mais fácil e comercial sempre compraram os compactos – ou então se queixavam de “ter que comprar um disco inteiro só por causa de uma música”.

Este pessoal fez a festa com a chegada do MP3 e dos downloads. Para eles, não tem problema a compressão dos extremos da banda sonora, comprometendo a qualidade do que se ouve: afinal, o que se ouve não tem qualidade mesmo – desde o estúdio!

Já quem ouve obras inteiras, discos completos (lembrando que “CD” significa “Compact Disc”) não apenas fica no arranhar da superfície: aprecia todo o opus, sua seqüência musical, sua evolução. Lembremos da história dos cegos que apalpam diferentes partes de um elefante, cada um ficando com uma diferente (e errada) interpretação do quê seja o animal. A diferença entre uma música de 3 minutos e um disco de 1 hora é a diferença entre uma transa de 3 minutos e uma de 1 hora...

Assim, quem só ouve uma música de cada álbum acha que GENESIS é “I Know What I Like”, que MARILLION é “Kayleigh”, que LED ZEPPELIN é “Stairway to Heaven” e que RUSH é “Tom Sawyer”. (Bem, no caso do Rush não há muito o que melhorar, mesmo...)

Uma outra interpretação poderia ser que os lançamentos atuais são tão ruins e descartáveis que ninguém mais compra discos inteiros. Neste aspecto posso até concordar: já há alguns anos me voltei a comprar os álbuns obscuros de Bandas que eu achava boas no passado, e das quais não comprei muita coisa porque a concorrência era gigantesca. Assim, acabei por adquirir nos últimos anos quase tudo do YES, do JETHRO TULL e do ROXY MUSIC, por exemplo. Agora, após ter adquirido toda a obra do (maravilhoso) VAN DER GRAAF GENERATOR em 2011, em 2012 estou me dedicando aos álbuns de seu mentor PETER HAMMILL. E com que prazer!...

Sim, eu compro CDs. Muitos. Faço a festa nas GRANDES GALERIAS (aka GALERIA DO ROCK). Me orgulho disto. Ouço obras inteiras. Não acho que um elefante seja um animal  que se parece com uma mangueira, um abano ou uma corda.

E não gosto de transas de 3 minutos.


(mai/2012)