quinta-feira, 23 de maio de 2013

Steven Wilson live in Sampa


21/maio/2013, Teatro Bradesco (SP)

Praticamente não houve anúncio. Vi certa vez um documentário que explicava que na selva nenhum animal pode dormir profundamente, pois certamente será (desagradavelmente) surpreendido. Pelo jeito, na cidade grande também não dá: quando você descobre, o show já foi. Fato é que STEVEN WILSON, faz-tudo e muro-de-arrimo do PORCUPINE TREE (uma das poucas grandes Bandas Progressivas recentes) se apresentaria em São Paulo em uma noite de segunda-feira.

Como o profundo conhedor e Amigo Aldo é fã inconteste e inveterado da banda (e apaixonado pelo Steven Wilson, incansável produtor batalhador remixador e resgatador do material progressivo de outras bandas) e o Sr. Star também gosta do Porco-Espinho, a oportunidade pareceu ser uma obrigação. Impus uma condição: só iria no lugar mais barato, uma frisa no 3º andar ao módico preço de 1 galo. Estrella topou, e lá fomos nós de moto.

O que aconteceu com nossos ingressos fica como um well-kept secret; pergunte diretamente ao Estrella ou a mim. Só adianto que foi coisa boa - e uma lição para o futuro...

O show começou pontualmente, e a meia hora inicial foi nada menos do que INSUPORTÁVEL. A coisa mais pretensiosa que já vi: instrumentos ligados e em silêncio no palco deserto, ao fundo uma projeção em preto-e-branco de uma foto de um Planeta, na frente do qual passavam algumas nuvens em câmara lentíssima. O som ambiente era algo que Estrella descreveu como “Kitaro com diarréia”. O Planeta se transformava lentamente em uma máscara (como na capa do disco) e voltava, vagarosa e interminavelmente. Com 15 minutos de execução (que pareceram duas horas) ninguém agüentava mais, e começaram palmas e em seguida apupos. Foi todo mundo ficando PUTO e começando a xingar. Aquilo deveria ser um preâmbulo durante a entrada das pessoas no Teatro, e não um início de gig. Após uma eternidade de mais 15 minutos entram os músicos, sob palmas efusivas - ou melhor, aliviadas - da audiência que não lota o Teatro. Início muito bom, pesado, limpo, bem executado, instrumental perfeito, muito bom mesmo!

Começa a segunda música, e Steven interrompe o show: - “STOP!”. As luzes se acendem, ele se dirige ao microfone e à plateia: -“Sorry guys, this is a disaster, it’s all screwed up. Can we, uh, RESTART the show?” Aponta para o baixista e diz: - “And it is YOUR fault!”

A platéia não sabe o que manifestar, eu grito -“NOOOOOO!”, troçando com o medo de um repeteco daquela meia hora que durou vinte. Mas o cara COMEÇA O SHOW DE NOVO, e aí já estamos envolvidos pela música e dá para ver que É MUITO BOM.
(Nota: fiquei com a impressão de que esta parada pode ter sido armação para desconcertar ou capturar a platéia. Porque a verdade é que a segunda execução daquela primeira música foi diferente da primeira versão: por exemplo, não teve o longo solo de teclados de Mr. Wilson. Uma interrupção dramática... e programada. Fica todo mundo achando admirado: “nossa, quanto perfeccionismo!”)

Prossegue o show. Um guitarrista excelente, som altíssimo, distorção e peso na medida. Um dos shows mais altos que já ouvi, todos os órgãos do corpo vibram. SW se comporta como um Maestro, passeando descalço e sem parar pelo palco, e tocando ora guitarra, ora baixo, ora bateria. Ás vezes só canta e às vezes não faz nada, fica sentado olhando. Um interessante side effect de shows ao vivo é que a expectativa te leva a re-ouvir os discos da Banda. Em função de shows recentes eu voltei a ouvir a discografia do Nektar e do Porcupine Tree; e desde já estou ouvindo Black Sabbath, em preparação para a gig dentro de 5 meses.

- “É... muitcho... bom... extar de volta aqui nechte país... (longa pausa, gestos pedindo paciência)... ma... ra... vi... josso!”
E completou:
- “Uff! This took me HOURS of rehearsal!”

A base do show é o disco solo “The Raven that Refused to Sing”, que parece ser muito bom (mas infelizmente será impossível ouví-lo em casa na mesma altura...). Alguns trechos remetem a Genesis “Trespass”, outros a “Supper’s Ready”. Um pedaço eu JURO que era “Stairway to Heaven”! Às vezes no entanto fica excessivamente barulhento, ou como praguejava Mr. Star: - “Isto aí é DREAM THEATER!” É isto aí, Aldo: você conseguiu fazer o Estrella assistir o DT...

- “Did you ever have the strange feeling that you went to a Disco party and you’re the only one dancing? That’s how I feel playing to a seated audience. It’s weird! It’s a rock’n’roll show! Sort of... So, if you’d like to, stand up!”

Metade da audiência se levantou. Quem estava sentado mais para trás, na parte inclinada da platéia, pôde optar por continuar sentado/a com a visão primorosa do show primoroso. Era possível ir à frente e retornar ao confortável assento onde o som estava mais bem distribuído. Diversas formas de assistir a um show simplesmente sensacional.

Todos se abaixam para o solo de teclado, como ocorreu na véspera no solo de bateria do David Jackson & Alex Carpani Band na Virada Cultural.

Eu tinha resistência a Steven Wilson e Porcupine Tree por imaginar que seria muita guitarra e pouco teclado - um mal de Bandas "Progressivas" cujo cara principal é guitarrista - mas me enganei. A “tecelagem” de teclados é quase onipresente.

Baixa uma tela semi-transparente na frente do palco e os músicos contnuam tocando atrás, sendo vistos de forma difusa. Este recurso já foi (melhor) exploado pelo NINE INCH NAILS na excursão “Live Beside You In Time”. Mas é sem dúvida um belíssimo efeito.

- “The next  song is composed of many long and very pretentious moments of silence NOT intended to audience participation. So, in case you have something to say or scream, please do it now.”
A platéia começou a urrar nomes de músicas do Porcupine Tree.
- “You are mentioning names of songs I don’t know!”
Um gaiato a meu lado grita:
- Toca Raul!!!”

SW conversa bastante com a platéia, explica a história de cada música; foi extremamente simpático e acessível durante toda a apresentação.

Na hora do bis, Steve anuncia:
- “I don’t have any hits (gargalhadas) and this is a GOOD thing, because I can play any fucking thing that I want! I have many solo works under many names, among which the first three Porcupine Tree records (delírio). Porcupine Tree started as a solo project - like this, today.”
E manda uma música que faz a galera sing along aos urros.

Continuo com minha opinião de décadas: a Música Progressiva é a EVOLUÇÃO da Música Clássica. Em entrevista dada em 2012, Clem Burke (baterista do BLONDIE) comentou (em interpretação livre) que “o Rock é o Jazz atual. Se tornou uma coisa de nicho, de gueto; é boa e tem seus seguidores fiéis, mas não é mais o mainstream, e não irá muito além disto”. O Rock Progressivo é ainda mais nicho e gueto, coisa de nerd terminal; é portanto com imensa satisfação que encontro um novo veio (embora com muita coisa exagerada e desnecessáriamente cacofônica, como diz a 7-yr old Fernanda Estrella).

Com duração superior a 3 horas, este foi meu 4º (excelente) show em menos de 48 horas. É possível que o fim da gig tenha sido igual à meia hora inicial, com a projeção e o som ambiente “music for elevators” que ouvi já de dentro do banheiro.

Esteja  você em Baltimore, San Luis Obispo, Lisboa, Florianópolis, Rio de Janeiro, Miami, Júpiter ou wherever, se vir o anúncio não deixe da assistir ao show do Steven Wilson. Com ou sem o Porcupine Tree.

2 comentários:

  1. A resenha está simplesmente PERFEITA! Parabéns Guedes, que escrita perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Guedes,confesso que comecei a ler o "post pós show" interessada na "menção a filhota". Terminei baixando algumas músicas do show na minha playlist. O texto é muito bom, interessante, envolvente, Incrível. Congrats.
    Sil!

    ResponderExcluir