segunda-feira, 24 de março de 2014

Hálito de Velho


Por mais idosa que seja a Pessoa, ninguém nunca se considera realmente Velho. O corpo decai, envelhece, apodrece; mas não a cabeça, que pelo contrário se alimenta de mais e mais vivências, se enriquece com as experiências, se tornando cada vez mais viva - e conseqüentemente, juvenil.

Assim, não existe o que se convencionou chamar de “velho tarado”; o que pode ocorrer é uma cabeça ativa e alerta aprisionada dentro de um corpitcho carcomido. E não se iluda: todos os Homens são tarados.

Porém, a partir de alguma idade indefinida - talvez 40, talvez 50? - você desconfia que aos olhos dos outros talvez esteja se tornando velho. Todo mundo começa a te chamar de Senhor, e o fundo do poço - ou o marco divisório - será quando uma chinesinha se levantar e te oferecer o lugar onde estava sentada, no Metrô de Beijing. Pronto! A partir daí, nenhum Brotinho te dará mais bola, e nem mesmo a Polícia vai te parar em uma blitz. Seus cabelos grisalhos (para não dizer brancos) serão um crachá vivo, que significa: “Pessoa Inofensiva”.

Eu devia ter alguma coisa entre estas idades alegóricas quando li ou ouvi uma expressão que me marcou: “aquele mau hálito de velho”. Sempre fui obsessivo com hálito, dentes e boca, e graças aos cuidados primeiro de Mamãe e depois meus mesmos, jamais tive uma única cárie. A obsessão me leva a de vez em quando sonhar que estou conversando com alguma Deusa-Que-Está-Me-Dando-Mole, e no entanto não consigo falar direito com Ela porque no próprio sonho sinto que estou com aquele “hálito Sopa das Almas” de quem dorme.

Bem, a frase me marcou, e naquele ponto eu já não sabia se me encaixava na categoria “velho” ou não. E redobrei os já obstinados cuidados.

Mas nada adianta! Aos 57 anos, de vez em quando vou passar o fio dental (imediatamente após a refeição), e... ECA!, capturo um cheiro de carne putrefata em decomposição exalando dos recônditos de meus dentes! Quem proferiu aquela frase - provavelmente uma Deusa - estava coberta de razão!

Portanto, se você está com uma cabeça excelente porém com carroceria de modelo antigo... sugiro que escove bem os dentes!

(mar/2014)

Um comentário:

  1. Esse hálito de velho devia ser pelo uso da dentadura. Há uns anos atrás não havia tratamento sofisticado ou preventivo. Algumas pessoas ficavam sem os dentes por bruxismo ou perda óssea...

    ResponderExcluir