quarta-feira, 26 de março de 2014

Legado


Então, você vai embora! Fechou enfim o seu ciclo!

Nesta hora, só há uma única pergunta que realmente importa; uma única resposta que terá significado.

Qual é a Herança que você deixa? Qual Legado está transmitindo para seus Companheiros de Jornada? Qual o resultado prático, o retorno concreto de sua estadia por aqui? De quê valeu sua dedicação, o tempo com o qual você foi presenteado, seu empenho, seus esforços? O que você deixa de ensinamento, aprendizado, crescimento, desenvolvimento para seus amigos, para aqueles que te conheceram, te acompanharam e te amaram, para quem participou de sua vida?

Não deixe que seu empenho e dedicação nesta passagem tragam frutos exclusivamente concentrados em bens materiais distribuídos para uns poucos: isto seria um mero Egoísmo Expandido. Seja generoso, apresente conceitos; espalhe idéias, divulgue pensamentos, proponha filosofias, irradie possibilidades, questione com profundidade, apresente sua Arte. Busque ser lembrado pelo que pensava e pela forma lúdica e indagadora com que via este Mundo. Deixe sementes filosóficas. Não importa se no futuro saberão ou não que foi você quem as plantou. O que interessa é que seus descendentes, os descendentes de seus Amigos, Conhecidos e Familiares, toda a Raça Humana vai (talvez) poder usufruir da árvore que você plantou. Assim como hoje você usufrui da sombra de uma árvore plantada há dois séculos; de toda a evolução da Literatura, da Arte e da Ciência. Usufrui de tudo que já foi deixado nesta longa evolução.

Não se apequene. Ou você contribui para o engrandecimento (científico, social, cultural ou espiritual) da Raça, ou sua passagem terá sido pequena.

Terá sido descartável.

Desnecessária.

(Nota - Existe ainda uma segunda questão crucial: o que você leva desta experiência? Mas a importância desta resposta é estritamente pessoal.)

(18/jan/2014)

2 comentários:

  1. Muito Obrigado por escrever Legado antes do fim do nosso ciclo.
    Ainda há tempo de deixarmos para os que nos acompanharam, amaram e participaram de nossas vidas - os Filhos principalmente - usufruam da árvore quem queremos deixar como nosso legado.
    Ainda há tempo - esperamos - de deixarmos de ser descartáveis.
    Obrigado por nos alertar para apresentarmos nossa Arte
    Klemara
    PS - Se você não tivesse escrito "Legado" nós não teríamos " palavras" para lhe agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devastador comentário. Evidencia minha total incapacidade em reconhecer os méritos do monumental Legado que é a criação de Filhos. Eu estava focado exclusivamente no alcance das ações que extrapolam nossos círculos, mas vejo agora que olhar só para o que está longínquo é tão limitado quanto olhar só para o que está próximo.

      Excluir