sexta-feira, 20 de março de 2015

Estado Estável


Sim, estou ciente de que existe uma competição ferrenha sobre quem profere a maior estupidez de nossos tempos. Sei também que é muito difícil apontar um hors-concours. Mas permita-me sugerir um sério candidato.

Trata-se da expressão comumente utilizada em boletins médicos para a Imprensa: “em estado estável”. Por exemplo, Fulano estava esquiando, bateu com a cabeça, sofreu afundamento do crânio, um olho saltou fora da órbita, cuspiu a língua e está hospitalizado. O Hospital apresenta um boletim médico às 14 horas:
- “O estado do Paciente é estável.”
CARAJO, que josta de informação é esta???

Quem estava com unha encravada ontem e está com unha encravada hoje, está em estado estável. Quem estava com uma tremenda dor de cotovelo ontem e está com uma tremenda dor de cotovelo hoje, está em estado estável. Quem pulou pela janela do 19º andar e está passando pelo 15º está em estado estável. Quem estava bêbado ontem e está bêbado hoje está em estado estável. Quem estava surfando ontem e está surfando hoje, está em estado estável. Quem estava sendo explorado por um Chefe medíocre e covarde ontem e está sendo explorado por um Chefe medíocre e covarde hoje, está em estado estável.

Um gato em estado estável
Esta expressão NÃO INFORMA ABSOLUTAMENTE NADA, e só é aceitável na boca de um completo mentecapto. Trata-se de uma forma covarde de fugir da necessidade de informar, fingindo que se está dizendo alguma coisa quando na verdade não se está esclarecendo ou informando absolutamente nada.

Se existe alguma expressão mais ridícula do que ‘estado estável’, por favor não me diga!

(SP, mar/2015)

Um comentário:

  1. Ooops, novidade!
    Ouvi em um boletim na Rádio CBN SP no dia 07/abr/2015 por volta das 10h45m:
    - "O estado de saúde dos atingidos no assalto é MODERADO" !!!

    ResponderExcluir