segunda-feira, 6 de julho de 2020

De Volta do Futuro


Julgar o Passado se valendo de conceitos do Presente é erro de Comportamento primário e juvenil.

Ao invés de soberbamente olharmos para o Passado com postura de Juízes oniscientes, imaginemos a situação inversa: o Futuro julgando a atualidade com base em Regras do porvir.

Imagine-se por exemplo que no Futuro os Médicos não mais cobrem honorários para curar Pacientes. Ora, com base neste novo conceito, a Humanidade futura poderá então condenar os Médicos de hoje por terem sido mercenários e terem exigido remuneração para cuidar de Pessoas Doentes!

Supondo que no Futuro os Juristas deixassem de cobrar para cumprirem suas funções e repararem injustiças. Os Advogados atuais passariam então a ser defenestrados: eram sacripantas!

Maradona e Cristiano Ronaldo eram uns pernas-de-pau, pois não conseguiriam jogar de igual para igual com nossos Futebolistas do ano 2050!

Se o Jogo de Xadrez for banido – afinal o objetivo crudelíssimo é massacrar o Adversário – então Bobby Fischer, Kasparov, Capablanca e até meu Chess Computer Boris serão cancelados!

Existe atualmente uma enfadonha e caretérrima corrente mundial que se auto-determina responsável por “acertar” tudo aquilo que totalitariamente define como “erro” do Passado, sem levar em consideração os Valores das Épocas.

Até A Pequena Sereia foi vandalizada.
Agora sim, está tudo corrigido.
Parabéns pelo ativismo,
pichar estátua é revolucionário.
Daqui a pouco se destruirá as Pirâmides e o Taj Mahal, pois foram erigidos por Escravos.

Os Recordes do Atletismo do Passado serão ridicularizados, pois já foram – em muito – superados.

Você vai rasgar suas fotos de Criança, pois ainda não tinha consertado os Dentes.

Vai se penitenciar de seus primeiros Namoros, pois eram Pessoas que hoje nada têm a ver com Você.

Tentemos aprender com o passado, ao invés de infantil e arrogantemente nos comportarmos como Testemunhas de Acusação, Promotores, Júri, Juízes & Carrascos, all-in-one.

Maturidade não é renegar comportamentos passados, mas sim assumí-los e aprender com eles. As Pessoas que viveram tais Tempos estavam em muito melhores condições de julgar seus contemporâneos do que Nós, séculos depois, baseados em versões e ainda expostos a mudanças dos padrões de Comportamento. Julga-se coisas antigas com base em Preconceitos atuais.

Assim como somente quem vive o Hoje pode dizer se Leonel Messi e Cristiano Ronaldo são os melhores no momento, sem comparações com o Futuro.

Se o máximo de bom que a Raça consegue fazer é esta Farofa de pedir desculpas pelo comportamento de outros (“não fui eu quem errou, foram eles; eu sou só a Pessoa Boazinha que está corrigindo tudo”, tão conveniente e inútil quanto superficial) e remendar curativos em atitudes que na época em que foram tomadas não eram condenadas, tentando maquiar os Pensamentos de cadáveres há muito putrefatos... só sinaliza o nível da rasteireza mental que esta Espécie está trilhando.


(20200705 Quaren Times)

Nenhum comentário:

Postar um comentário