terça-feira, 18 de maio de 2010

Um Panda Em Saturno

Tenho valores diferentes da imensa maioria de meus semelhantes.

Vivo em uma Sociedade na qual a forma é mais importante do que o conteúdo. Onde o prazer individual se sobrepõe ao bem coletivo. Onde a posse se tornou mais importante do que a sabedoria.

Meu País tem um Presidente que declara que “não pode se limitar pelo que diz um Juiz”(ou seja, pela Lei). Ele quebra a Lei. Assumidamente, publicamente, orgulhosamente. E tem uma imensa aprovação, as pessoas o consideram “engraçado” e “bonachão”. Ele é na verdade um Infrator, um Delinqüente, um Criminoso. Tenho vergonha do Presidente do meu própro País.

Durante disputas, atacantes de futebol correndo junto a defensores deixam as pernas para trás e caem para a frente, “cavando” faltas. O importante é enganar o Juiz e conseguir o penalty. O importante é a vitória, e não a honestidade. Torcidas comemoram títulos obtidos através de roubalheira e falcatrua, e se orgulham de vencer com base em tais desonestidades. O valor maior é a Vitória, e não a Honestidade. (Responda sinceramente – não para mim – o que é mais importante para você?).

De tanto ver vitórias incorretas e injustas, de me irritar com gatunagens e teatrinhos, perdi o imenso prazer de ver futebol torcendo por meu time. Me tornei apático. Mas “perdi” não é o termo correto: este prazer de criança me foi decepado por meus semelhantes.

Honra, respeito e “face value”são para mim os valores mais importantes. Mas só para mim.

O motorista de um carro derruba propositadamente um motociclista para forçar a entrada em uma vaga na qual a moto tinha chegado bem antes, só porque tem “a Força”.

Nos sinais de trânsito no Rio fica um buzinaço enlouquecedor atrás de mim porque em um cruzamento que está lotado de carros do outro lado me recuso a avançar e ficar parado atravessado, bloqueando o trânsito transversal quando o sinal se inverter.

O asfalto é remendado de qualquer jeito, porque são os outros que vão arcar com os calombos da rua. Trabalhos são entregues mal feitos, porque o prazo é mais importante do que a correção.

Me chamam de ingênuo; ingenuamente, me acredito um Filósofo.

Um Panda é um animal em extinção, membro de uma espécie que – como tantas outras – minha espécie exterminou.

Saturno é um Planeta rodeado por anéis que o fazem diferente e único, ao mesmo tempo carregando um significado “estes são meus limites, please stay away”.

Carlos Drummond de Andrade escreveu: “vai, (meu Filho,) vai ser gauche na vida”.

Nada mais deslocado do que Um Panda Em Saturno.


(mai/2010)


(Nota: Este texto é comemorativo às 100 postagens deste Blog. Foi escrito atendendo àqueles que me pedem para explicar seu título. Minha imensa gratidão a Você que o visita e lê).

3 comentários:

  1. Marcio

    Apesar de nunca ter enviado nenhum comentário, saiba que sou leitor assíduo do seu site.
    Siga sendo diferente e conservando estes valores e terá sempre minha admiração.

    Keep walking!

    Eduardo Rosa Leite

    ResponderExcluir
  2. Hi Dear,
    Seu Blog esta de parabéns pelas 100 postagens!
    Mas... Gostaria de ler sobre sua viagem a Machu Pichu, e tambem sobre a sua viagem ao sul do Chile... Gosto muito quando vc escreve sobre as suas viagens.
    sds, Mary Louise

    ResponderExcluir