segunda-feira, 14 de março de 2011

O Dono do Nariz

Profissionais mais jovens não sabem, mas já houve um tempo em que os Executivos eram donos de suas próprias agendas e prioridades. Eram donos de seu tempo, de suas decisões, e de sua própria atuação.

Isto aconteceu antes do advento do e-mail. Você decidia o que ia fazer, priorizava suas próprias tarefas, e recebia ordens apenas de seu Chefe (e algumas vezes do Chefe dele).

No entanto o e-mail mudou isto tudo. Você chega no Escritório, abre o mailbox e recebe despejado no colo um vomitório torrencial de mensagens que exigem sua atuação, seu tempo, sua atenção e suas providências muitas vezes imediatas.

E o Executivo acaba ficando um pouco como um pedaço de esterco flutando: vem uma onda e joga para cá, vai outra onda e joga para lá...

- “Mas eu te mandei uma mensagem!”. Ele mandou sim, e copiou 20 pessoas. Assim, quando o assunto complicar, a culpa não é dele mas sim sua, que não respondeu / atuou / delegou / repassou / devolveu. Sifu!

O e-mail é um outro Chefe além de seu Chefe. Um para-Chefe idiota, que não prioriza. Um para-Chefe escandaloso, que escancara para o mundo tudo que todo mundo acha que você deveria estar fazendo (e muito mais), sem o menor critério. Um para-Chefe intransigente, sem horário e sem noção.

De vez em quando me dou ao luxo de ficar 2 ou 3 dias sem abrir o e-mail profissional (o pessoal, então, nem se fala!). Afinal, se o assunto for realmente importante, vai chegar a mim de alguma outra forma.

Mas infelizmente este é um pequeno prazer cada vez mais impossível...


Nota – conheci um Profissional que de vez em quando colocava um cartaz em sua Baia: “Enfartei”. E passava 2 ou 3 dias sem abrir e-mail, atender o telefone ou participar de reuniões. Ele dizia: -“Se eu tivesse enfartado não estaria fazendo nenhuma destas coisas e a Empresa continuaria funcionando, não é mesmo?”. E aproveitava o tempo para colocar suas coisas em dia e em ordem.

(mar/2011)

Um comentário:

  1. Prezado Panda,
    por favor verifique se este comentário foi publicado adequadamente, e informe caso algum procedimento adicional ou alteração seja necessário.
    Grato e saudações,
    MG.

    ResponderExcluir