sábado, 31 de março de 2012

Os Desalmados


A idéia de nós, Humanos, termos cada um uma Alma individual não resiste à análise da Criônica, ou “criopreservação de longo prazo” (usualmente confundida com Criogenia). É uma pena, pois a mim (a todos nós) o conceito de Alma era extremamente agradável; mas teremos que aprender a viver sem ele.

Criônica é, segundo definição na Wikipedia, “o processo de preservação em baixas temperaturas de humanos e outros animais que não podem mais ser mantidos vivos pela medicina contemporânea, na esperança de que a cura e reanimação sejam possíveis no futuro”. Diz-se – o que é largamente refutado – que o corpo de Walt Disney estaria em uma câmara criogênica desde sua morte em 1966. Suponhamos que sim, apenas como exemplo. Onde estaria sua Alma durante todo este tempo? Esperando para saber se ele será revivido? A Alma fica circulando por aí, até que a Medicina decida por sua alforria? “OK, este não vai dar para reviver; vamos desligá-lo.” E então a Alma aliviada poderia enfim seguir seu curso – após esperar inutilmente quase 50 anos por uma decisão dos médicos!
- “Ei, Doutor, estou esperando! Posso ir embora?”

Ou ao contrário: a alma do elemento crionicado vai embora... e de repente é chamada de volta:
- “Ooops, o cabra foi restaurado. Volta lá, correndo!”

Ou ainda uma terceira alternativa: a Alma se vai, e o corpo acorda sem uma! E uma vez que a memória ficou retida no cérebro restaurado, o coração voltou a bater e a circular sangue, e a máquina funciona novamente, o pobre coitado se torna um zumbi sem Alma; um personagem de Crepúsculo!!!

Infelizmente a única conclusão lógica é: não existe esta invenção feita por nós mesmos, com o objetivo de nos dar o conforto da garantia de existência de um confortável Além. 

É curioso que consigamos ser tão racionais quanto à inexistência de uma “Alma” quando analisamos os seres que chamamos de “Irracionais”, e tão irracionais quando analisamos os que chamamos de “Racionais”...

Sem Alma, o que seríamos então? A resposta é ainda mais simples: somos células de Deus. Cada um de nós – racionais ou irracionais – é uma fagulha do Todo; do Divino.

Mas esta é uma outra história.

Namaste!


Nota: A falha neste raciocínio é o pressuposto da linearidade do Tempo. Isto por sua vez é vinculado a nossa limitada percepção - e conseqüente incapacidade de compreensão - do que efetivamente seja o Tempo.

(mar/2012)

2 comentários:

  1. Uma vez li que mesmo nossa religiosidade é fruto de nossa evolução, pois sendo o humano o único animal a ter consciência de que vai morrer, teve que criar a idéia de vida após a morte para conseguir viver e não apenas sofrer com a angústia do seu fim inexorável.

    ResponderExcluir
  2. "Ooops o cabra foi restaurado"
    Me lembrei do Sr. Gustavo.
    Pensando bem... ele contava historias bem legais!
    Kisses
    ML

    ResponderExcluir