sábado, 20 de outubro de 2012

O Verdadeiro Final da Novela “Avenida Brasil”


“Avenida Brasil” foi uma novela fenomenal em seus primeiros 2 meses, o que me levou a recomendá-la entusiasticamente a diversos Amigos e Familiares. O problema é que depois disto ela entrou em espiral descendente, o que levou estes mesmos Amigos e Familiares a me espinafrarem – e com razão!

A meu ver, a “soap opera” se sustentou com monumental sucesso graças a 2 motivos básicos: a trama absolutamente fascinante tecida naqueles primeiros dois meses, e a genial galeria de tipos que foi criada – mérito para o Autor e para os Intérpretes. No entanto, a necessidade de encompridar a permanência do drama no ar levou a sucessivos “embarrigamentos” que praticamente mataram a trama, demonstrando incapacidade e falta de traquejo para um trajeto longo. E, limitado pela necessidade de tecer destinos compatíveis com “a moral e os bons costumes” da Dona Dorotéia de “Gabriela”, o Autor perdeu a chance de construir um final que seria antológico, marcante e inesquecível.

ÁGATA

Evidentemente era filha do Genésio. Daí o ódio da Carmem Lúcia por ela. Escolheram até mesmo uma atriz que "slightly resembles" o Tony Ramos...
Sendo irmã da Rita-Nina por parte de Pai e do Jorge-Batata por parte de Mãe, ela ainda ia poder dizer:
- "O meu irmão come a minha irmã."
E tudo bem!!!


O DESTINO DE CARMEM LÚCIA

O final da principal personagem da novela foi completamente pífio. A Vilã do Mal virar uma Santa do Lixão, nos poupem! Um final condizente se daria no próprio Aeroporto de Búzios, quando ela roubou a arma do Pai Santiago – que a violentava quando menina. Ela obviamente teria matado o Pai e daria uma banana para o Tufão e a Nina, embarcando no avião para o Paraguay com os $20 milhões e seguindo depois para a Itália conforme planejado. Um final muito mais nobre e adequado ao Personagem, ao invés da pantomina ridícula de contrição, submissão e redenção (incompatíveis com a personalidade dela) à qual fomos submetidos.

O ASSASSINO DO MAX

Ao longo dos últimos capítulos, diversos personagens se esmeraram em acobertar / proteger / ocultar o assassino: Muricy, Ivana, Lucinda, Nina, Nilo (que sabia quem matou porém não revelou, limitando-se a dizer que "não foi a Lucinda") e até a Carminha no capítulo final.

Ora, quem é a única pessoa que todos estes teriam interesse em proteger?

O Cauã, vulgo Jorginho Batata! Neto, Irmão, Neto, Namorado, Neto e Filho desta galera toda!
 
Inclusive quem revir a cena do crime verá que instantes antes de "apagar" a Nina correu para trás e gritou: - "Jorginho!"

Ele teria também a força necessária para dar a enxadada. E a raiva do momento: afinal, o cabra estava ameaçando estuprar sua amada.

Teríamos assim a Tragédia Absoluta: o Avô (Santiago) dele matou a Avó (Virgínia, mãe da Carminha), o mesmo Avô matou o outro Avô (Nilo), a Mãe (Carminha) matou o Avô (Santiago) e finalmente ele mesmo matou o próprio Pai. Tragédia Grega é pouco!!! Ousado e histórico ...

... se houvesse havido coragem.


(BÔNUS: DOIS FUROS NA TRAMA

Não sou favorável a buscar furos em trama de novela, mas dois saltam aos olhos por excesso de inabilidade.

Como é possível que o Adauto fosse analfabeto, se no capítulo final mostrou-se que ele era aluno de um Colégio interno (quando surgiu o apelido “Chupetinha”) ???

E o Tufão? No primeiro capítulo da novela atropelou  o Tony Ramos, porque estava dirigindo cantando e trocando um disco no CD Player de seu carro ao invés de prestar atenção na pista. Atropelou, matou e fugiu da cena do crime. E tudo bem? O cara ainda acaba sendo o “Herói” da novela?!?)


(out/2012)

2 comentários:

  1. Ótimo !!!
    Como você comenta,a novela no início retratou muito bem "a vida como ela é",mas no final foi "a vida como ela não é".
    A Carminha, Premio Nobel do mau caratismo e banditismo,se transformar, sem quê nem porquê, de um capítulo para o outro,em uma santa,não há cobra ou sapo que engula, e se engolir não digere.
    Quem tenha visto apenas o último capítulo,pensará que a novela se chamava "O Trauma do Chupeta" e não "Avenida Brasil".Passar o terço final do último capítulo mostrando esse assunto, quando no decorrer de seus inúmeros episódios, não foi nunca mencionado, realmente foi demais.
    Alem dos furos mencionados de forma meramente exemplificativa,podem ser citados ainda:
    - as lembranças de infância do Jorginho, nunca
    têm ligação com o lixão. São lembranças de uma
    criança feliz com os pais em uma casa boa e
    não num barraco de favela. Quertenha contecido
    antes ou depois da Carminha ter ido para lá,a
    situação não se harmoniza com o apresentado
    nos capítulos;
    - como, quando e porque a Carminha foi parar no
    lixão ?
    Mas deixemos a "peneira Brasil" de lado, pois a relação de furos é infindável.
    O final descrito no seu comentário com a Carminha matando o Santiago e fugindo com os 20 milhões estaria muito mais de acordo com "a vida como ela é"
    Quando você for descoberto, teremos novelas muito melhores.
    Com admiração e carinho
    Maria e Kleber

    ResponderExcluir
  2. Final perfeito! Desconhecia esse seu gosto por novelas... ou não me lembrava mais. Bjs.

    ResponderExcluir