domingo, 21 de outubro de 2012

Sismaria


Um fenômeno bastante comum no interior e do qual não encontro qualquer referência nos mecanismos de busca da Internet é a “sismaria”.

Ocorre quando vemos a luz dos relâmpagos sem ruído de trovões. Não é incomum em áreas rurais observarmos nuvens pesadas ao longe sendo repetidamente iluminadas por clarões, quase “piscando”... e sem um barulho sequer. Um estroboscópio majestoso, silencioso e hipnotizante.

A sabedoria sertaneja chama este impressionante fenômeno de “sismaria”.

Nas cidades grandes, nem mesmo chegamos a vê-lo. E quem vê, em geral não sabe o nome.


(Nota: pesquisei infrutiferamente diversas alternativas como “sesmaria”, “cismaria”, “cizmaria”, “cezmaria” e o que mais seja possível imaginar. Fica portanto a palavra registrada como a ouvi, ou como a entendi; afinal, o objetivo primário da grafia é representar e conservar a comunicação falada.)


(out/2012)

2 comentários:

  1. Era um gurizote, entre 7 e 10 anos (tenho hoje 65), e vi muitas vezes a sismaria acontecer. Era sempre final de tarde, ao escurecer, pois lembro dos relâmpagos iluminarem tudo, quase sempre em um rápida e seguida sequência.Ficava tão impressionado que nunca esqueci do nome. Mas hoje, não sei o motivo, é muito raro ver tal fenômeno. Vi este teu blog devido ao filme "Clouds of Sils Maria" que vi no site Elite dos Filmes. Um forte abraço. João Roberto - Criciúma-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente depoimento!
      Muito obrigado, João Roberto!
      Grande abraço,
      Marcio Guedes.

      Excluir