quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Esclarecimento sobre o Major Tom

Capa original (1969)

Diversas matérias publicadas após a morte de David Robert Jones Bowie são uma clara e triste ilustração da aridez cultural a que estamos submetidos neste Quarto Mundo.

É comuníssimo encontrarmos a heresia “o primeiro sucesso de David Bowie foi ‘Space Oddity’”, o que somente denota a indigência de quem escreveu tal artigo.

Quando o disco “David Bowie” de 1969 foi lançado, teve pouquíssimo êxito. O disco seguinte “The Man Who Sold The World” (1970) também não foi nenhuma maravilha de vendas, e Bowie só começo a fazer algum relativo pequeno sucesso com Ch-ch-ch-ch-“Changes” de “Hunky Dory” (1971), álbum que também trazia “Life on Mars”.

Fama e sucesso vieram mesmo com “Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, de 1972. No ano seguinte lançou  o disco que mais gosto (e a capa mais célebre) “A Lad Insane”, ficou mega-famosérrimo, mas aí já estamos escapando do foco deste manifesto.

Capa do relançamento,
pela qual o disco ficou conhecido
A partir da fama, a RCA relançou aquele disco de 1969 rebatizado com o título de sua primeira faixa, “Space Oddity”, que (para quem não sabe) vem a ser “a música do Major Tom”.

E o que acontece atualmente? Os “analistas”, críticos”, “jornalistas” ou sabe-se lá que outro rótulo assumam, pesquisam a vida de Bowie e procuram qual o sucesso mais antigo, e encontram “Space Oddity”, e a partir daí escrevem a asneira: “o primeiro sucesso de David Bowie foi ‘Space Oddity’”. Não foi, galera. É a música de sucesso escrita há mais tempo, mas não foi a primeira a fazer sucesso.

Quando ler tal falácia, tenha em mente que quem a escreve está concluindo erradamente a partir de uma pesquisa bem-intencionada porém bem enganada.

(fev/16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário