quinta-feira, 11 de março de 2010

Prazo de Validade

A embalagem de um Produto perecível traz 3 tipos de informação.

A primeira é o NOME do Produto. O Consumidor vai utilizar esta informação SEMPRE, ao selecioná-lo na prateleira do supermercado ou da quitanda, etc.

A segunda é a sua COMPOSIÇÃO. Embora se trate de informação importante, o Consumidor vai utilizá-la apenas UMA VEZ, que é na primeira compra. Depois disto, vai olhar apenas o Nome do Produto antes de decidir se adquire ou não.

A terceira informação é o PRAZO DE VALIDADE. Esta informação é CRUCIAL, pois indica se o Comprador ainda pode – ou não! – consumir o bicho. Idealmente esta informação seria complementada pela Data de Fabricação, tornando possível saber o percentual de vida útil já esgotado e o que ainda resta.

No entanto, os Prazos de Validade vêm quase CAMUFLADOS nas embalagens! São escritos em caracteres liliputianos nas tampas, ou então gravados em relevo simples (sem tinta) sobre plástico transparente, ou ainda em tinta azul escuro sobre o plástico transparente que contém um líquido preto. Fora ficarem comumente ficarem escondidos no fundo ou nas emendas das embalagens, forçando o Consumidor mané (ou seja, VOCÊ) a ficar fazendo malabarismo para encontrá-los.

Dá a impressão que o Fabricante não está preocupado com seu Consumidor, mas somente em cumprir de forma mínima uma exigência legal... É bastante óbvio o objetivo de tão chinfrim estratégia de ocultação: é a ocultação.

Só acredito em Empresa bem intencionada e honesta quando vejo Data de Validade impressa em tipo negro tamanho 20 sobre fundo branco. Quando isto não acontece, acabo recolocando os Produtos nas prateleiras de forma a facilitar a visualização de sua Data de Validade - ou seja, com a bunda para a frente ou para cima. Menos estético, porém muito mais útil.

(mar/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário