sexta-feira, 19 de março de 2010

Tesouros da Juventude

Desde criança sempe admirei os mais velhos. Mais experientes, mais vividos, mais sábios. A sabedoria e segurança que a vida parecia trazer me encantava. Não entendia porquê a Juventude era tão exaltada; esperei que o passar do Tempo me esclarecesse.

Mas o rolar dos anos só corroborou a impressão da criança. Talvez a Experiência possa, sim, implicar alguma amargura; mas o Conhecimento é delicioso.

Quando eu tinha 35 anos, o amigo Aldo me lançou um desafio:
- "Estou completando 25 anos, 10 a menos que você. O que você tem a dizer?"
Respondi:
- "Imagine que alguém de 15 anos chegasse para você e te dissesse: tenho 10 anos a menos que você. O que você tem a me dizer? Provavelmente você responderia: passa, moleque!"

Não conheço ninguém que desejasse ter 15, 10 ou 5 anos a menos. Nem 6 meses a menos. Ninguém que seja bem resolvido, evidentemente. Viver tudo de novo? Ter 10 anos a menos de experiência? Não imagino como se possa almejar tal desgraça. Jovens têm um orgulho tolinho por estarem vivendo coisas que os mais vividos já conhecem, já experimentaram e já passaram, estão além. Se der sorte, o Jovem alcança o mais vivido. Se der sorte, e se for Bom.

Por quê, então, a Juventude é tão reverenciada? Vislumbro 3 motivos:

1. Jovens são manipuláveis. Uma massa de manobra que pode ser dirigida por gente experiente e matreira. Podem ser levados a comprar coisas que não precisam. Podem ser convencidos que a Moda mudou. Podem ser convencidos a ficar em intermináveis filas de nightclubs, e achar chique. Podem ser convencidos que Ronaldinho Gaúcho é bom jogador de futebol, e compram camisas da Nike. São convencidos a gastar rios de dinheiro com festa de casamento e enxoval de filhos. A lista poderia ser interminável; são a massa de manobra que faz (boa parte d)a Economia girar.

2. Jovens são baratos. Se matam de trabalhar por um salário baixo. Aceitam inacreditáveis diretrizes corporativas em troca de promessas que mudarão de roupagem em um semestre. Afinal, ainda não têm experiência.

3. E, sim, a Juventude é bonita. Muito bonita.

Jovens são Manés que "se acham". Mas na verdade são estes os Tesouros da Juventude: manipulabilidade, baixo custo e beleza.

(mar/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário