terça-feira, 8 de março de 2011

Alarm Clock


Delego ao despertador a responsabilidade integral por meu despertar de cada dia.

Isto vale também para os finais de semana. Aciono o alarm clock até mesmo caso queira acordar às 5 horas da tarde. Assim, o cérebro jamais se preocupa com a hora de acordar, o que criaria uma tensão latente ao longo do sono; um "looping" de ininterrupta preocupação "será que já está na hora de acordar?". Quando durmo, a cabeça desliga por completo de qualquer ruído: aviões no céu, caminhões na rua, gritarias noturnas, alarmes mal regulados de lojas, alarmes mal regulados de carros, etc, pois nenhum destes barulhos é reconhecido pelo cérebro como a senha para despertar.

É claro que algumas outras coisas podem eventualmente me acordar: um zzzzzummmmmbido de pernilongo ou um insistente telefone... insistente telefone... insistente telefone... insistente telefone..., por exemplo. Mas são raras as ocorrências de tais exceções.

Por outro lado, se algum dia acontecer de o despertador não tocar, eu NUNCA MAIS irei acordar!

Para evitar este risco, durmo com um segundo despertador como reserva / garantia de meu retorno ao Mundo dos (que acham que estão) despertos.

E, em caso de compromissos excepcionais (uma viagem, por exemplo), até mesmo com um reserva do reserva!


Nota sobre a Insônia:

Nunca tive insônia – durmo até de pé no ônibus – mas especulo que o problema de quem a tenha não seja a dificuldade para dormir. O que ocorre é que a primeira vez que pegamos no sono em uma noite é fácil (para todo mundo) – mas a segunda vez não! Assim, o que os insones têm de diferente não seria a dificuldade na primeira "pegada no sono" – fácil para todo mundo, inclusive eles – e nem na segunda "pegada no sono" – difícil para todo mundo, inclusive eles – mas sim um sono leve, uma facilidade em despertar após a primeira adormecida – e aí ninguém consegue dormir de novo com facilidade.

Aquele que destitui o cérebro da função extra de acordar, e a delega ao despertador (e portanto não se preocupa com aviões, caminhões ou vizinhos), tem muito menos motivos para despertar de um sono leve, e portanto tem menos chance de ter insônia.

Parece fácil.

E é!

(fev/2011)

2 comentários: