terça-feira, 29 de março de 2011

O Lado Bom da Demissão

Demitir uma pessoa é sempre desagradável. Mas existe um aspecto positivo que dificilmente é levado em consideração, pois as partes costumam estar envolvidas com o lado emocional do fato.

Via de regra, um funcionário é demitido por estar performando mal. E este mau desempenho se deve à inadequação à função, à infelicidade com o próprio trabalho ou com a Empresa, a uma insatisfação com suas atividades.

Isto é razoavelmente óbvio: afinal, quem está feliz com sua função, com a Empresa e com suas atividades, não vai performar mal!

No entanto o funcionário insatisfeito tem outros motivos que o levam a se manter aferrado a uma atividade que lhe deixa infeliz. E estes motivos podem ser resumidos em uma só palavra: Segurança. De uma maneira geral somos avessos à mudança, temerários da incerteza. E com isto ficamos acomodados em situações insatisfatórias (o que também acontece com muitos casamentos, mas isto é outro assunto) (aliás é possível estabelecer muitos paralelos entre as vidas Profissional e Sentimental).

Parafraseando Benjamin Franklin, “aquele que troca um pouco de Felicidade por um pouco de Segurança não consegue a Segurança e nem merece a Felicidade”. Prefiro pensar na demissão como um empurrão inconveniente a curto prazo, porém necessário para uma vida melhor a longo. Com um período de turbulência, incerteza e insegurança no meio, sim; todo parto tem sua dor e seu choro. Mas é importante entender que a demissão é um ato liberador para alguém que não está feliz com sua vida. Para cada porta que se fecha, várias se abrem.

Prefiro ver o lado positivo daquilo que é também uma libertação.

(mar/2011)

Um comentário: