terça-feira, 22 de março de 2011

O Peso da Traição

Sou de opinião que a pessoa que trai JAMAIS deverá revelar tal fato a(o) Parceira(o).

Repartir uma traição é uma tremenda covardia. A dúvida que ela traz é um fardo que não deve ser repassado. Traição não é para ser discutida ou compartilhada, mas sim guardada. Caso a opção do Infiel seja por continuar sua relação principal, que ele arque com o peso na própria consciência. Quem conta uma traição e pede perdão está na verdade tentando tirar o peso de suas costas e passá-lo para o parceiro traído. Traiu mas confessou, então se sente com a alma lavada e limpa. “Tirou um peso da cabeça”. E o colocou (além de outras coisas) na cabeça do outro, que arcará com a dúvida, com a incerteza, com a insegurança, com o peso. O traído que se dane. De novo!

Não dá para carregar a tonelagem de uma traição. Mesmo que um bem-intencionado parceiro opte por perdoar aquele que o traiu, o que virá depois? Quando o “traidor” sumir por algumas horas, ou então quando precisar viajar a trabalho, ou então ficar sozinho enquanto o ex-traído viaja, como vai ficar a cabeça daquele que perdoou? Estará tranqüila, sossegada, descansada, sem grilos... ou ficará imaginando com receio se a situação por acaso não está se repetindo?

Se você traiu, guarde para si; o Outro não tem nada a ver com o seu próprio ônus. Se decidir continuar, arque sozinho com o peso de sua derrapagem; e se por outro lado resolver acabar com a história, não é necessário magoar o Parceiro, abrindo o jogo. Simplesmente acabe sua relação pelos mesmos motivos que o levaram a trair: porque a relação já tinha acabado.

Traição é quebra de confiança, e tem um peso tal que justifica o final de um relacionamento. Por favor, não venha com um papinho batido e inaceitável de “perdão”! Traiu, acabou. Fim. Assuma sua responsabilidade de forma adulta e partam ambos para outras histórias, e fim de papo. Se seu Parceiro vier com conversa mole de “te traí mas estou arrependido/a”, pé na bunda! Sem piedade, que não é merecida. Tchau!

Esteja você em que lado estiver da traição, ela representa simplesmente uma coisa: que a relação acabou. Não insista, não tente ressuscitar cadáver. E não seja covarde. O que não falta neste Planeta é gente para uma nova e honesta relação. Ou quem sabe você fica sozinho/a, o que pode até vir a ser ainda melhor.

“Cornos somos todos; manso, nunca!”

(mar/2011)

2 comentários:

  1. Olha sem querer acabei caindo nesse blog.
    Cara , sensacional teu pensamento, eu particularmente penso exatamente igual. Traiu, tchau!
    Por isso não traia!e é por isso que eu não traio.
    Se for aprontar acaba e bola pra frente e o que mais gostei de tudo é a parte que temos que ter coragem para acabar, pq a verdade é uma só: se traiu é pq já era!
    Muito bom mesmo,parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Anônimo!
    Um comentário destes é um grande estímulo; muito obrigado!
    Um Panda Em Saturno

    ResponderExcluir