sexta-feira, 25 de março de 2011

O Que Queremos, Afinal?

Nota – o texto a seguir é praticamente minha primeira postagem. Foi escrito e enviado e-letronicamente a todo o meu mailing list em 20/ago/1999.


Acredito que todos gostemos de viver. Queremos estar o mais longe possível de nosso fim (na verdade, sequer pensamos nele). Podemos portanto postular: todos queremos estar o mais longe possível do dia de nossa morte.

No curto prazo, no entanto, nossa visão é bem mais rasteira: ficamos desejosos da chegada do final de semana, do dia do pagamento, das férias. Queremos que o tempo passe logo, que chegue logo aquele esperado dia que pode estar uma semana ou dois meses à nossa frente. Em outras palavras, ficamos desejosos de que a vida passe mais rápido para aproveitar os bons momentos que ainda estão à frente.

Não seria uma contradição? Estamos correndo na direção do fim, apressando-o, querendo que ele esteja mais perto, nos restando menos tempo de vida... só para aproveitarmos um final de semana, um salário, um mês de férias. Pensamos a curto prazo e comprometemos o longo. Afinal, queremos que o amanhã chegue logo ou queremos que ele demore a chegar?

Como bem diz o Dream Theater em "Pull Me Under":
"Every day sends future to past
Every step brings me closer to the last
(...) Every breath leaves me one less till my last"

Assim sendo, talvez seja preferível que mesmo que seu saldo bancário esteja perto de zero (ou abaixo), você fique feliz por ainda se passarem muitos dias até sua conta estar coberta; ou nos alegrarmos por ainda ser segunda-feira; ou mesmo achar bom estar não estar sequer planejando as férias. É mais vida que se tem pela frente.

Uma outra alternativa seria ficar desempregado: não existe um salário a pingar no final do mês, o final de semana não faz diferença, e as férias são permanentes. Embora fique nervoso pela perspectiva de falta de dinheiro, o desempregado curte mais o presente, e não fica na expectativa do futuro.

(20/ago/1999)

2 comentários:

  1. Marcio... pleno sabadão de sol dessa terra de ninguém... feliz da vida pelo final de semana... cheia de planos para o dia e a noite... programas marcados durante a semana... acabei de ver o seu email... tô triste por ter ansiado pelo final de semana, e vou ficar em casa deprimida... *risos*

    (21/ago/1999)

    ResponderExcluir
  2. O "só por hoje" nem sempre é fácil... mas é O caminho!

    ResponderExcluir